PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Cientista prevê ouro e possível recorde mundial para rival de Cielo

23 jul 2012 - 07h07
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

Kenneth Graga, cientista que trabalha com o nadador australiano James Magnussen, acredita que o nadador, 21 anos, tem boas chances de ganhar o ouro na prova dos 100 m livres nos Jogos Olímpicos de Londres, segundo a publicação australiana ABC Science. Além disso, o cientista também acredita que seu pupilo possa bater o recorde de 46s91, estabelecido pelo brasileiro Cesar Cielo em 2009, último ano em que a utilização dos supermaiôs foi permitida.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Magnussen assombrou o mundo em março deste ano ao completar os 100 m livres com o tempo de 47s10, apenas 0s19 acima do recorde Cielo, sem utilizar o supermaiô. À publicação, o cientista da NSW Institute of Sport afirmou acreditar que a tendência é de que os atletas continuem sempre evoluindo. Ele citou que nos Jogos de Melbourne, em 1956, o vencedor dos 100 m, Jon Henricks, completou a prova com 55s4.

Graga disse que os registros históricos mostram que com o passar dos anos os atletas que surgem são mais altos, fortes e rápidos. Ele ainda citou o jamaicano Usain Bolt para mostrar que os limites vão sendo sempre alcançados. Assim, deu certeza de que Magnussen nadará abaixo de 47s na Olimpíada de Londres.

De acordo com a publicação, o cientista e uma equipe formada por vários outros profissionais da ciência estão ajudando Magnussen a se desenvolver nos treinos mostrando dados e as maneiras corretas de se movimentar na água para aumentar velocidade.

Se o australiano, maior rival de Cielo na prova, vai estar no degrau mais alto do pódio nos 100 m livre ainda não dá para saber, mas se ele estiver, sem dúvida, muitos cientistas serão responsáveis por sua medalha, afirma a publicação.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

James Magnussen é o principal rival de César Cielo nos 100 m livres
James Magnussen é o principal rival de César Cielo nos 100 m livres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade