PUBLICIDADE

Hortência blinda jogadoras e diz que caso Iziane é passado

23 jul 2012 - 11h27
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Celso Paiva
Direto de Londres

No desembarque da Seleção Brasileira feminina de basquete em Londres, para a disputa dos Jogos Olímpicos, a diretora das Seleções femininas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Hortência, falou a respeito do corte da ala Iziane. A ex-jogadora fez questão de blindar as integrantes da equipe verde e amarela sobre o assunto e assumiu a responsabilidade, dizendo que o fato já é "passado" no grupo.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Convocada para Seleção para disputar a Olimpíada na capital britânica, Iziane foi cortada da equipe por ter levado o namorado à concentração durante a série de amistosos realizados em território europeu. O fato provocou indignação por parte da comissão técnica, que decidiu pela saída da atleta.

Sempre questionados sobre o assunto, o técnico Luiz Cláudio Tarallo e as atletas evitaram comentar o caso e jogaram a responsabilidade para Hortência. "Ela (Iziane) foi lá, foi conversar com a gente. O que ela conversou tem que ficar lá, eu não tenho autorização para ficar falando nada. Se vocês quiserem saber alguma coisa, a Hortência está ali. Chega nela e pergunta, porque eu não sou autorizada a falar nada disso", disse a pivô Érika.

Indagada sobre o assunto, Hortência afirmou que o caso Iziane faz parte do passado e o foco tem que ser na Olimpíada. "Ela estava se encaixando, estava treinando bastante. Teve um problema de indisciplina, só isso. A gente não fala mais desse assunto, porque além de já ter passado, a importância dessa Olimpíada e o sonho tem que ser muito maior que qualquer outro problema que possa acontecer ou já aconteceu. O foco é a Olimpíada. Esse é o nosso potencial e a coisa mais forte que a gente tem. Um basquete alegre, descontraído, forte e firme", disse.

"O maior sonho nosso é a Olimpíada. Então nós já deixamos os problemas para trás, o que a gente tinha ficou para trás. Dentro da quadra, o problema é do treinador, não posso falar sobre isso", completou Hortência.

De acordo com a diretora das Seleções femininas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), todas as jogadoras sabiam que era proibido levar familiares na concentração. Hortência disse, inclusive, que essa regra existe desde a época em que era jogadora.

"Esse assunto já está totalmente falado, não vou falar sobre isso. A confederação fez essa regra. Tem a hora certa para se fazer isso: o período de folga. Isso foi falado várias vezes para as atletas. Isso é regra do atleta de convivência em equipe, desde a minha época é assim. Não tem muito segredo", afirmou Hortência, dizendo que as outras atletas fizeram o mesmo, mas nos momentos de folga. "As outras jogadoras levaram suas famílias no período de folga. A Adrianinha levou o marido e filhinha dela e outras jogadoras também fizeram, mas isso lá no Brasil".

A Seleção Brasileira desembarcou em Londres às 10h10 (de Brasília), após uma série de amistosos na Europa. Foram três partidas de preparação, com derrotas para Austrália e França e vitória sobre a China.

Sobre um possível perdão de Iziane, Hortência disse que não teria problemas em tratar do assunto com a atleta, mas afirmou que é preciso "preservar o grupo". "O fato aconteceu durante a madrugada, as meninas estavam todas dormindo. Na manhã seguinte a Iziane conversou com todas as atletas, disse que tinha errado, pediu desculpas, mas ela infringiu uma regra. Eu a perdoaria como pessoa, mas infringiu uma regra e tenho que preservar o grupo".

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Hortência assume responsabilidade e blinda jogadoras da Seleção
Hortência assume responsabilidade e blinda jogadoras da Seleção
Foto: Henrique Kawamura / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade