PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atletismo

Amargurada, triplista grega considera exclusão dos Jogos excessiva

26 jul 2012 - 12h07
(atualizado às 13h24)
Compartilhar

Atleta expulsa por comentários racistas às vésperas da Olimpíada de Londres, a grega Paraskevi Papachristou ainda não aceitou a punição imposta pelo Comitê Olímpico Grego. "Eu estou tentando manter a calma, senão iria perder o controle", declarou a triplista, que não acredita na velocidade da decisão do órgão.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Paraskevi, medalhista de ouro no campeonato europeu sub-23 em 2011, "estava sem dormir, amargurada com a sua exclusão dos Jogos Olímpicos" e sente que a punição foi "excessiva".

A atleta foi tirada da equipe da Grécia dois dias antes da cerimônia de abertura depois que o Comitê Olímpico de seu país afirmou que seus comentários no seu perfil no Twitter sobre o vírus do Nilo Ocidental e o número de africanos na Grécia eram contra o espírito olímpico.

"Eu não dormi nada e, para ser honesta, ainda estou tentando entender o que aconteceu", disse a atleta nascida em Atenas. "Sou grata ao meu treinador e à minha família e a tantas outras pessoas que ficaram do meu lado", disse a grega. Paraskevi, que pediu desculpas na quarta-feira pelo tweet ofensivo, contou que seu principal sentimento era de amargura sobre sua punição, que considerou excessiva.

"Depois de tantos anos de sofrimento e sacrifícios para tentar conseguir a minha primeira Olimpíada, estou muito amargurada e triste. Mas o que me chateia mais é a reação excessiva e a rapidez da decisão disciplinar", afirmou ela. A atleta loira de 23 anos que ostenta um piercing no umbigo e é uma figura popular na Grécia, iria partir para os seus primeiros Jogos Olímpicos na próxima semana.

"Eu não sei se eles querem fazer de mim um exemplo por causa do meu perfil, isto é para os outros julgarem, mas o que eu acredito é que eles usaram o poder disciplinar máximo em mim para isso", disse Paraskevi. "Eles foram direto para a fase final, excluindo-me da equipe, o que foi muito excessivo."

No tweet ofensivo na segunda-feira, ela escreveu: "com tantos africanos na Grécia... os mosquitos do Nilo Ocidental pelo menos vão comer comida caseira!"

Partidos políticos de esquerda exigiram sua retirada da equipe e os críticos também foram rápidos em apontar que ela havia compartilhado um tweet de Ilias Kasidiaris, um político do partido de extrema-direita Amanhecer Dourado, criticando a posição do primeiro-ministro, Antonis Samaras, sobre a imigração.

Condições de treino

Mas Paraskevi também atacou seus críticos oficiais, dizendo que o Estado grego, sem dinheiro, não ofereceu nenhum apoio aos atletas, forçando-os a treinar em condições adversas. "Temos zero apoio do Estado", disse ela. "Há um monte de coisas que as pessoas não conhecem, tais como as condições inaceitáveis em que temos de treinar."

"Por exemplo, não há aquecimento e nem água quente mesmo para tomar um banho no inverno, nenhum ar-condicionado no verão e instalações de treinamento miseráveis e equipamentos em mau estado." Apesar de sua amargura, Paraskevi disse que pretende respeitar plenamente a decisão e que a experiência a tornou mais determinada a fazer o bem.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Paraskevi atacou o governo grego, que não ofereceu nenhum suporte aos atletas
Paraskevi atacou o governo grego, que não ofereceu nenhum suporte aos atletas
Foto: Getty Images
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade