PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com "Hey Jude", McCartney empolga público e fecha Cerimônia de Abertura

27 jul 2012 - 20h50
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Celso Paiva

Ulisses Neto

Ex-Beatle se apresentou depois que a Pira Olímpica foi acesa
Ex-Beatle se apresentou depois que a Pira Olímpica foi acesa
Foto: AFP
Direto de Londres

Depois de a Pira Olímpica ser acesa, Sir Paul McCartney subiu ao palco nesta sexta-feira no Estádio de Stratford para fazer o último show antes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Sentado no piano, o ex-Beatle começou sua apresentação com The End.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

O músico de 70 anos tocou na sequência Hey Jude, e chamou os milhares de presentes para fazerem coro no fim da música. Pedindo primeiro para homens e depois mulheres cantarem, ele finalizou o espetáculo em um palco montado abaixo do sino que marcou o início das celebrações.

Antes dele, a banda Arctic Monkeys abriu os shows que sucederam o desfile das delegações de todos os 205 países que participarão da Olimpíada, tocando as músicas I Bet You Look Good on the Dancefloor e um cover de Come Together, dos Beatles.

As apresentações musicais da Cerimônia de Abertura começaram com uma orquestra composta por jovens, que tocaram por pouco tempo antes do ciclista Bradley Wiggins tocar o sino que deu início ao espetáculo no Estádio de Stratford.

Um coral composto por crianças veio na sequência, cantando uma canção que foi auxiliada por um vídeo com gravações em vários pontos da Grã-Bretanha. As músicas representadas pelo grupo foram Jerusalem, cantada do estádio, Londonderry Air, da Irlanda do Norte, Flower of Scotland, da Escócia, e Bread from Heaven, do País de Gales.

A percussionista escocesa Evelyn Gleenie, surda desde os 11 anos, comandou os tambores que ditaram o ritmo da apresentação da parte da cerimônia batizada de "Pandemônio", que contou a história da formação britânica, passando por momentos marcantes como a Revolução Industrial.

Um momento de silêncio ocorreu assim que terminou a apresentação da percussionista, em memória às diversas guerras que contaram com a participação da Grã-Bretanha. A junção dos anéis olímpicos produzidos pelas "fábricas" representadas nos gramado deu fim a primeira parte do espetáculo.

Um coral de crianças surdas cantou God Save the Queen após a rainha chegar de helicóptero sob a proteção de James Bond, momento em que tocava a tradicional trilha sonora da série 007. O próximo artista a se apresentar foi o músico e compositor inglês Mike Oldfield, que conduziu a música enquanto se ocorria no gramado uma apresentação em homenagem ao sistema público de saúde britânico, com um destaque para o hospital infantil Great Ormond Street.

Oldfield também foi o responsável pela trilha sonora das histórias fantásticas britânicas, personificadas em Peter Pan, que foi narrado por JK Rowling, escritora de Harry Potter.

Finalizada a homenagem, foi a vez da London Symphony Orchestra se apresentar sob a batuta do maestro Sir Colin Davis, que conduziu o tema do filme Carruagens de Fogo, no momento mais divertido da Cerimônia de Abertura, quando Rowan Atkinson apareceu como Mr. Bean para ajudar Davis na performance.

A história da música britânica e a internet

Dos anos 60 até os dias de hoje em alguns minutos. Em uma grande progressão musical, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres narrou a história do encontro de um casal de jovens britânicos usando como plano de fundo artistas de destaque nativos da Grã-Bretanha.

As músicas que embalaram história, que teve por trás os relacionamentos através das redes sociais, tiveram uma progressão musical no geral de ordem cronológica. O primeiro "bloco" teve como destaques bandas e artistas do rock, que surgiram nos anos 60 e ficaram populares mundo afora inicialmente entre jovem, como My Generation (The Who), She Loves You (The Beatles) e I Can't Get No (Satisfaction) (The Rolling Stones).

Na sequência, a organização colocou músicas dos anos 70, que foram representados pela psicodelia de David Bowie e Eric Clapton, a animação do ska de The Specials, com A Message to You Rudy, e o rock de Queen, com Bohemian Rhapsody e o punk de Sex Pistols, com Pretty Vacant.

A chegada aos anos 80 veio com músicas eletrônicas tradicionais do período. New Order, com Blue Monday, e Eurythmics, com a famosa Sweet Dreams (Are Made of This) guiaram os passos de todos jovens que dançavam no palco montado no centro do Estádio de Stratford. Os anos 90 chegaram com The Prodigy, com Firestarter, dando sequência ao estilo musical apresentado da década anterior.

Song 2 do Blur, representou o rock dos anos 90. Muse, por sua vez, foi o exemplo de rock da última década, enquanto Amy Whinehouse foi homenageada com Valerie e o rapper e produtor Dizzee Rascal fez uma aparição e se apresentou para o público na arena que receberá as provas de atletismo da Olimpíada.

Terminadas as apresentações musicais, o jovem casal finalmente se encontrou e beijou, com o telão ao fundo mostrando cenas românticas de diversos filmes situados em terras britânicas. Após o beijo, uma mudança do status de relacionamento da moça protagonista da apresentação foi mostrada e, na sequência, o criador da internet, Sir Tim Berners-Lee, apareceu no "palco" e foi ovacionado pelo público.

Após a homenagem à juventude, internet e história musical britânica, a cantora escocesa Emili Sandé foi ao centro do campo e cantou Abide with Me, um hino cristão, enquanto 50 dançarinos realizavam uma coreografia que tinha como objetivo dramatizar a luta entre vida e morte.

A seguir veio o desfile das delegações, que teve como plano de fundo outras músicas de tradicionais grupos e artistas britânicos. Na vez da delegação da casa, Heroes de David Bowie, foi a canção escolhida.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade