PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Brasil acumula decepções, mas "renasce" no vôlei, vela e natação

31 jul 2012 - 21h52
(atualizado às 22h18)
Compartilhar

O dia nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, foi bastante agitado. Que diga o esporte brasileiro, que viveu altos e baixos com derrotas no futebol feminino, no judô e na natação. Só que quando tudo se encaminhava para encerrar a terça-feira com fracassos, o vôlei surgiu para "renascer" o Brasil no Reino Unido. Junto com Cesar Cielo, na natação, e com a dupla da vela formada por Robert Scheidt e Bruno Prada, nem só de reveses foi o dia verde e amarelo.

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O vôlei foi o principal esporte da terça para o Brasil. Tanto na praia quanto na quadra, os atletas do País fizeram bonito e somaram três vitórias em três partidas. A Seleção Brasileira masculina atropelou a Rússia por 3 sets a 0 no Ginásio Earls Court, com parciais de 25/21, 25/23 e 25/21, e somou sua segunda vitória na competição, depois de gerar desconfiança pela má campanha na Liga Mundial. Agora, contra os Estados Unidos na próxima quinta, a equipe do técnico Bernardinho irá disputar a liderança do Grupo B.

Já a dupla de praia que conta com Emanuel e Alison não teve dificuldades para bater os suíços Jefferson Bellaguarda e Patrick Heuscher na manhã desta terça. Os brasileiros venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/12. Enquanto isso, pela modalidade feminina, a dupla formada por Maria Elisa e Talita conquistou sua segunda vitória após derrotar as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig, assumindo a liderança isolada do grupo.

Na natação, Cesar Cielo superou as perdas de Joanna Maranhão (200 m borboleta), Nicolas Oliveira (100 m livre) e Tales Cerdeira (200 m peito) para alcançar a decisão da prova dos 100 m livre, ao fazer o tempo de 48s17 e ficar na quinta colocação geral da semifinal. Ainda nos esportes aquáticos, Robert Scheidt e Bruno Prada se recuperaram e agora ocupam a segunda posição na classificação geral da classe Star de vela.

Por outro lado, a Seleção Brasileira feminina de futebol foi surpreendida e derrotada pela Grã-Bretanha nesta terça-feira, em duelo válido pelo Grupo E, em revés que se encerrou em 1 a 0, no Estádio de Wembley. As quedas continuaram no judô, onde a brasileira Mariana Silva acabou superada pela chinesa Lili Xu, pela categoria meio-médio (até 63 kg). Leandro Guilheiro, por sua vez, era favorito ao ouro na categoria meio-médio (até 81 kg), mas perdeu para o americano Travis Stevens e, posteriormente, também na repescagem, dando adeus.

No tênis, os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentavam os checos Tomas Berdych e Radek Stepanek quando o jogo foi adiado por falta de luz natural. No terceiro set, estava empatado por 18/18.

Dream Team, Phelps e recorde de adolescente chinesa

Com relação às demais nações, a terça-feira ganhou destaque por algumas curiosidades. A primeira delas foi a chinesa Ye Shiwen, apenas 16 anos, que venceu a prova dos 200 m medley feminina e faturou mais uma medalha de ouro. Ela, que já havia vencido na categoria dos 400 m medley, fez o tempo de 2min07s57, quebrou o recorde olímpico dela própria e superou a australiana Alicia Coutts, medalha de prata, e a americana Caitlin Leverenz, bronze.

Outro ponto positivo foi a excelente atuação do Dream Team de basquete masculino americano. O time dos Estados Unidos deu seu primeiro espetáculo nos Jogos Olímpicos de Londres diante da Tunísia, que chegou a abrir vantagem no primeiro período, mas viu os EUA vencerem seu segundo jogo na Arena de Basquete, desta vez por 110 a 63, e mostrarem seu repertório repleto de jogadas dignas de uma equipe favorita à medalha de ouro.

Para fechar, o também americano Michael Phelps se o tornou o atleta com o maior número de medalhas na história dos Jogos, ao vencer uma prata e um ouro nesta terça. Agora, são 15 condecorações douradas, duas prateadas e duas de bronze, em três Olimpíadas disputadas. Para encerrar, no tênis, o francês Jo-Wilfried Tsonga superou o canadense Milos Raonic na partida mais longa de todos os tempos nos Jogos Olímpicos: 6/3, 3/6 e 25/23.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Seleção e vôlei derrotou a Rússia por 3 sets a 0 nesta terça
Seleção e vôlei derrotou a Rússia por 3 sets a 0 nesta terça
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade