PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Nova regra muda estilo de Rosicleia em Londres: "fui superdisciplinada"

5 ago 2012 - 05h21
(atualizado às 06h33)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Londres

A técnica da Seleção Brasileira feminina de judô, Rosicleia Campos, sempre teve como característica a vibração à beira do tatame. Desde que assumiu o posto em 2005, a treinadora marcou presença com suas orientações e pulos às margens do combate. No entanto, na Olimpíada de 2012, uma mudança na regra resultou em uma Rosicleia mais contida e bastante silenciosa nos combates das judocas brasileiras.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

A culpa é de uma nova regulamentação da Federação Internacional de Judô (IJF, em inglês), que veta a comunicação entre técnicos e atletas durante as lutas - o que é permitido quando os combates estão paralisados. A mudança não agradou aos treinadores brasileiros, mas Rosicleia deixa a Olimpíada de Londres satisfeita por não ter sido punida com base no regulamento.

"Eu saí invicta. Todo mundo apostou que eu ia ser a primeira a ser expulsa, e eu fui superdisciplinada. Vários técnicos gritaram e espernearam e não aconteceu nada", brincou Rosicleia, que comandou as conquistas de Sarah Menezes (ouro na categoria até 48 kg) e Mayra Aguiar (bronze na categoria até 78 kg).

Na equipe masculina, o técnico Luis Shinohara também reprovou a mudança. Mesmo tendo um estilo mais discreto que o de Rosicleia, o ex-judoca campeão pan-americano viu treinadores limitados pela restrição de comunicação com os atletas.

"Acho que essa nova regra limita os técnicos. As coisas acontecem naquela hora, e é naquela hora que você tem que falar", disse Shinohara, que conquistou dois bronzes com Felipe Kitadai (até 60 kg) e Rafael Silva (mais de 100 kg). "Essa regra atrapalha nesse sentido. Ficou muito para a gente ir, dar coragem para o nosso atleta", completou.

No entanto, para quem está em ação a mudança fez pouca diferença. Foi o que admitiu a gaúcha Mayra Aguiar, que aprova o apoio de Rosicleia, mas que diz pouco ouvir das orientações da treinadora durante os combates.

"É muito boa essa energia que ela passa para a gente. Essa regra não mudou muito pra mim, porque na luta eu não consigo ouvir. Mas é muito importante, uma palavra dela pode mudar uma luta", disse Mayra.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Conhecida por incentivar e orientar as judocas à beira do tatame, Rosicleia teve de se conter em Londres
Conhecida por incentivar e orientar as judocas à beira do tatame, Rosicleia teve de se conter em Londres
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade