PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Chávez entrega espada de Bolívar a medalhista que fez história

9 ago 2012 - 07h06
(atualizado às 08h33)
Compartilhar

Como prometido, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, entregou uma réplica da espada de Simón Bolívar ao "herói nacional" Rubén Limardo Gascón, o primeiro campeão olímpico venezuelano desde 1968. Lisonjeado pela homenagem feita na capital Caracas, o atleta fez alguns movimentos com a espada e anunciou que a doará à casa do famoso militar e líder político venezuelano, localizada no Estado de Bolívar, onde nasceu o esgrimista, para que todas as pessoas da região possam conhecer o objeto.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

De acordo com o jornal Milenio, Limardo inciou seu discurso explicando que foram 20 anos de muito trabalho, esforço e que agora queria dividir esse momento tão especial com todos os venezuelanos. O atleta citou a falecida mãe, que, segundo ele, foi seu principal "motor" para alcançar tamanha façanha.

Em seguida, o esgrimista repetiu que a medalha de ouro, conquistada na categoria espada após vencer o norueguês Bartosz Piasecki por 15 a 10, não era somente dele, e sim de todo o povo. Por fim, o esportista fechou o discurso com a frase que marca o governo de Hugo Chávez: "coração venezuelano".

Além do "herói nacional", o evento homenageou cerca de trinta atletas que já terminaram suas participações na Olimpíada de Londres e regressaram ao país sul-americano. O boxeador Francisco Morochito Rodriguez, vencedor da primeira medalha de ouro olímpica para a Venezuela, na Olimpíada da Cidade do México 1968, também participou da festa.

Rubén Limardo Gascón foi homenageado pelo presidente da Venezuela Hugo Chavez, na capital Caracas
Rubén Limardo Gascón foi homenageado pelo presidente da Venezuela Hugo Chavez, na capital Caracas
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade