PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Ciclista americano que confessou doping perde ouro de Atenas 2004

10 ago 2012 - 14h04
(atualizado às 14h16)
Compartilhar

Vencedor da prova do contrarrelógio no ciclismo de estrada na Olimpíada de Atenas 2004, Tyler Hamilton perderá a medalha de ouro. Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o atleta americano foi desqualificado de todos os eventos que disputou naquele evento realizado na Grécia por uso de doping sanguíneo.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Hamilton, 41 anos, perde assim os dois resultados acumulados em Atenas: o primeiro lugar no contrarrelógio e o 18º lugar na prova de estrada. O americano foi desqualificado depois de ter admitido que usou substâncias proibidas para melhorar seu desempenho; ele fez essa confissão em uma carta enviada ao COI em 28 de junho de 2012.

O COI informou ainda que foi solicitado à Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) a devolução da medalha e do diploma ganhos por Hamilton na Grécia.

A entidade que rege o movimento olímpico ainda anunciou que realocará o posicionamento dos atletas na prova. No contrarrelógio, a medalha de ouro ficará com o russo Viatcheslav Ekimov, seguido pelo americano Bobby Julich e pelo australiano Michael Rogers.

Hamilton ganhou destaque ao acusar o compatriota Lance Armstrong de doping
Hamilton ganhou destaque ao acusar o compatriota Lance Armstrong de doping
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade