PUBLICIDADE

Tênis

Tênis tem triunfo histórico de britânico e fracassos brasileiros

13 ago 2012 - 13h08
(atualizado às 13h10)
Compartilhar

A expectativa em Londres era de que o tenista britânico Andy Murray pudesse enfim quebrar o jejum local de 104 anos sem um tenista vencedor da modalidade nos Jogos Olímpicos. Além disso, também era esperado que o suíço Roger Federer pudesse triunfar e conquistasse, enfim, o sonhado Golden Slam, que é o ouro olímpico mais o título dos quatro Grand Slams. Mas, no fim, melhor para Murray, que atropelou o rival na decisão e quebrou um tabu que perdurava desde 1908.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O triunfo do britânico serviu para reativar o orgulho do Reino Unido com o tênis, já que ele se tornou o primeiro vencedor do país na modalidade desde Josiah Ritchie. O comportamento do público, aliás, se contrastou com um mais passivo nas decisões do terceiro Grand Slam do ano, também em Wimbledon. O bronze da categoria foi para o argentino Juan Martín Del Potro, que venceu o favorito sérvio Novak Djokovic na disputa pelo terceiro lugar.

Mesmo embalado pelo ouro inédito em sua carreira, o britânico Andy Murray, jogou ao lado de Laura Robson e acabou derrotado pelos bielorrussos Max Mirnyi e Victoria Azarenka por 2 sets a 1 (2/6, 6/3 e 10/8) no mesmo dia em que atropelou Roger Feder na decisão do simples masculino, ficando com a prata nas duplas mistas. O bronze ficou com os americanos Lisa Raymond e Mike Bryan.

Entre as mulheres, Serena Williams repetiu o feito da irmã mais velha Venus, que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos em 2000, em Sydney, e faturou o primeiro lugar no pódio ao superar a favorita russa Maria Sharapova na decisão, após dar uma verdadeira surra na final: 6/0 e 6/1. Já na disputa pelo bronze, a bielorrussa Victoria Azarenka derrotou a russa Maria Kirilenko e levou o terceiro lugar, além de mais uma condecoração ao seu país.

Nas duplas masculinas, os americanos Mike Bryan e Bob Bryan derrotaram os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Michael Llodra na decisão por 6/4 e 7/6 e subiu no posto mais alto da classificação, enquanto outros dois atletas da França - Julien Benneteau e Richard Guasquet - passaram pelos espanhóis David Ferrer e Feliciano Lopez e faturaram o bronze. Entre as mulheres, as checas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka foram ouro, as irmãs americanas Serena e Venus Williams prata e as também americanas Lisa Raymond e Liezel Huber bronze.

Os brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos de Londres, por suas vezes, decepcionaram e não conseguiram resultados expressivos. No simples masculino, Thomaz Bellucci foi superado ainda na primeira rodada por Tsonga, por 6/7, 6/4 e 6/4, enquanto nas duplas o mesmo Bellucci fez parceria com André Sá e se despediu também no duelo de estreia, contra os futuros medalhistas de ouro Mike Brian e Bob Brian, por 7/6, 6/7 e 6/3.

Vice em Wimbledon, Murray se recuperou e conquistou a medalha de ouro
Vice em Wimbledon, Murray se recuperou e conquistou a medalha de ouro
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade