PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com neta da rainha, britânicas dominam hipismo; brasileiros sofrem com cavalos

13 ago 2012 - 14h02
Compartilhar

Das seis medalhas de ouro que estiveram em disputa no hipismo dos Jogos Olímpicos de Londres, três foram conquistadas pela Grã-Bretanha, que também liderou o quadro de medalhas de modalidade com uma prata e um bronze. No torneio do Concurso Completo de Equitação (CCE), a equipe da casa, que ficou no segundo lugar, contou com a presença especial de Zara Philips, neta da Rainha Elizabeth II.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O Brasil, que foi com 11 atletas para a Olimpíada, sofreu com três lesões de seus cavalos, que impediu que Renan Guerreiro, Luiz Fernando de Azevedo e Carlos Carlos Eduardo Motta Ribas participassem da competição. O último ainda se apresentou no primeiro dia, mas foi desclassificado logo no começo da primeira prova e não teve condições de seguir no torneio.

As primeiras participações brasileiras nos Jogos não foram boas. No CCE, a equipe do País terminou em último lugar, enquanto Luiza Almeida foi a 47ª colocada no adestramento. Entretanto, as principais esperanças de medalha estavam nos saltos.

Apesar de estarem prejudicados pela lesão do cavalo de Cacá, que fez com a equipe não contasse com o descarte da pior nota, o time de saltos conseguiu chegar a final do torneio de equipes. Porém, na decisão, o cavalo de José Reynoso perdeu uma ferradura e o cavaleiro sofreu 46 punições, fazendo com a Seleção terminasse em oitavo. O título ficou com a Grã-Bretanha, após uma disputa acirrada contra a Holanda, decidida apenas no desempate.

Rodrigo Pessoa e Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, avançaram para a final individual. Pessoa, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura e que estava na disputa da sua sexta Olimpíada, cometeu muitos erros e terminou na 22ª posição. Já Doda, melhor brasileiro na modalidade desde o primeiro dia de campeonato, ficou no 12º lugar.

As competições de hipismo também contaram com recordes olímpicos. O japonês Hiroshi Hoketsu, 71 anos, foi o atleta mais velho dos Jogos, enquanto o canadense Ian Millar, 65 anos, disputou sua 10ª Olimpíada. O time britânico campeão dos saltos, por sua vez, contou com Nick Skeltonm 54 anos, e Peter Charles, 52.

Outra presença de destaque nos Jogos de Londres foi o príncipe saudita Abdullah Al Saud , medalha de bronze no torneio de saltos por equipes e 26º colocado no individual. Aos 27 anos, o cavaleiro disse que espera estar na disputa da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

Porta-bandeira brasileiro, Rodrigo Pessoa não teve um bom desempenho em sua sexta Olimpíada
Porta-bandeira brasileiro, Rodrigo Pessoa não teve um bom desempenho em sua sexta Olimpíada
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade