PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Spice Girls e Queen levantam público e dão ritmo ao encerramento dos Jogos

12 ago 2012 - 19h52
(atualizado às 22h58)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de Londres

Assim como na Cerimônia de Abertura, o encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres prestou uma bela homenagem à história da música britânica. Com diversos artistas do passado e presente, o espetáculo agradou o público presente no Estádio Olímpico neste domingo principalmente pela esperada reunião e apresentação das Spice Girls. Mas o quinteto não foi o que mais empolgou as arquibancadas da arena. Com We Will Rock You, Brian May, Roger Taylor e a cantora Jessie J, os presentes cantaram em uma só voz, celebrando o fim da Olimpíada.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja os resultados dos Jogos de Londres

Em uma aparição inesperada, logo após a pira olímpica ser apagada, a banda The Who subiu ao palco para fechar a apresentação com Baba O'Riley, See Me, Feel Me e Listening to You. Com Roger Daltrey e Pete Townshend, a banda britânica surpreendeu os presentes no Estádio Olímpico, já que sua presença era especulada, mas a ausência na primeira parte da cerimônia deixou desacreditados os que acreditavam na participação deles. Daltrey e Townshend fecharam sua participação com My Generation.

Porém, para chegar até as maiores atrações da noite, músicas animadas, tranquilas e alguns shows não musicais embalaram e noite londrina. A cantora escocesa de soul, Emili Sandé - presente na Cerimônia de Abertura - foi quem abriu Cerimônia de Encerramento. Enquanto carros ocupavam onde até este sábado atletas participavam a competição, a artista realizava sua apresentação.

O hino britânico deu sequência ao evento, logo após Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Príncipe Harry, representando a Rainha Elizabeth II, serem introduzidos na arena.

Depois do momento formal, tiveram início os shows de tradicionais grupos britânicos. Madness, banda de ska do final da década de 70, início de 80, foi a primeira a tocar. Our House foi a música escolhida pelo grupo.

Entre as bandas, o Stomp, grupo percussionistas que utlizam objetos inusitados como instrumentos, ditavam o ritmo da festa, que contou com nova entrada de Emili Sandé. A escocesa cantou Read All About It enquanto os telões do estádio mostravam imagens de atletas chorando, emocionados. Dentre eles, o meia-atacante Lucas, o velocista dominicano Félix Sánchez e a queridinha britânica do heptatlo, Jessica Ennis.

A dupla de música eletrônica dos anos 80 Pet Shop Boys se apresentou logo depois, animando o público na arena após um momento de baixo astral. O hit West End Girls foi o escolhido para agitar a cerimônia.

Para a alegria do público mais jovem, a boy band One Direction apareceu cantando What Makes You Beautiful, representando a nova geração da música pop britânica.

Um show acrobático do grupo Spelbound recebeu destaque na sequência, com A Day in the Life dos Beatles tocando ao fundo. Ray Davies, ex-vocalista e compositor da banda The Kinks foi o próximo artista a se apresentar, tocando Waterloo Sunset, música de 1967, auge do The Kinks, que deixou de existir em 1996.

A banda de rock alternativo Elbow foi introduzida na sequência, tocando acompanhada pelo coral Urban Voices Collective One Day Like This e Open Arms. As músicas serviram de trilha sonora para a entrada de atletas olímpicos, alguns deles medalhistas, que se espalharam pelos espaços azuis da "bandeira" britânica que ocupava o centro do estádio.

A tradicional entrega de medalhas dos vencedores da maratona deu prosseguimento ao espetáculo. Stephen Kiprotich, de Uganda, subiu ao lugar mais alto do pódio e ouviu o hino nacional de seu país.

A premiação foi seguida por Here comes the Sun, de George Harrison, tocada enquanto voluntários eram conduzidos a um palco montado no centro do estádio para serem homenageados por alguns atletas olímpicos.

Bohemian Rhapsody, do Queen, tocou na sequência, acompanhada de um espetáculo de imagens. Imagine, de John Lennon foi cantado logo depois por um coral de crianças de Liverpool, cidade natal do artista e dos Beatles.

Para voltar a animar o público no Estádio Olímpico, George Michael apareceu para cantar Freedom e White Light, trazendo de volta o pop à Cerimônia de Encerramento. O estilo musical, porém, mudou na sequência. O vocalista Kaiser Chiefs, Ricky Wilson, entrou na arena de moto, cantando Pinball Wizard, fazendo um cover do The Who.

David Bowie foi lembrado na sequência com um clipe reunindo fotos de diversos momentos de sua carreira, intercalado com músicas de todas as fases dela. O músico serviu de plano de fundo para o momento que a moda britânica foi homenageada.

Annie Lennox, ex-vocalista do Eurythmics, adentrou o estádio na sequência a bordo de uma embarcação fantasma, cantando Little Bird. Pink Floyd foi a banda lembrada logo depois. Com Nick Mason, baterista original do grupo, acompanhado pelo cantor Ed Sheeran, Mike Rutheford e Richard Jones, Wish You Were Here foi tocada para emoção dos presentes.

Cantando Pure Imagination, da Fantástica Fábrica de Chocolates o ator de comédia Russell Brand entrou para animar novamente o espetáculo. O artista fingiu uma performance na "cena" seguinte, quando os alto-falantes o estádio tocavam I am the Walrus, dos Beatles.

Com o DJ Fatboy Slim, o centro da arena virou uma verdadeira balada. O músico colocou seus hits Right Here, Right Now e The Rockafeller Skank, enquanto um polvo gigante era inflado no estádio.

Com Fatboy Slim ditando o ritmo da festa, Jessie J, Tinie Tempah e Taio Cruz se juntaram para cantar Bee Gees You Should Be Dancing, além de outras canções de suas carreiras pessoais.

O show teve sequência com o momento mais esperado da noite. De táxi, as Spice Girls fizeram a esperada e antecipada reunião para delírio do público. Com Wannabe e Spice Your Life, o quinteto britânico foi um dos grupos que mais animou os espectadores do Estádio Olímpico.

Saindo do clima de balada, festa, Always Look on the Bright Side of Life, foi cantada pelo comediante Eric Idle, do Monty Python, após uma pequena cena lembrando a série.

Wonderwall, do Oasis, foi o próximo hit a ser tocado na cerimônia. Como a banda original foi desfeita, o grupo Beady Eye, liderado por Liam Gallagher, foi responsável por tocar a música. Muse, outra banda do rock britânico mais recente, também teve o seu espaço com Survival, canção tema dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Um telão com Freddie Mercury ocupou o centro do palco e chamou o público para cantar junto de Brian May, guitarrista do Queen, We Will Rock You. Antes disso, porém, May deu um show na sua guitarra, com um belo solo introdutório, para daí se juntar a Jessie J e o batarista original da banda, Roger Taylor, e fazer tradicional refrão da música ecoar pelo estádio.

Esperada reunião das Spice Girls divertiu os presentes no Estádio Olímpico
Esperada reunião das Spice Girls divertiu os presentes no Estádio Olímpico
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade