PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Andre Brasil será porta-bandeira na abertura do Parapan

9 nov 2011 - 13h56
(atualizado às 15h00)
Compartilhar

O nadador Andre Brasil, campeão paraolímpico e recordista mundial em piscinas curta e longa, será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos no próximo sábado, dia 12, em Guadalajara, no México.

Além de já ter conquistado quatro medalhas de ouro e uma de prata na Paraolimpíada de Pequim, em 2008, Andre faturou cinco ouros e duas pratas no último Mundial da modalidade, realizado o ano passado, na Holanda.

Nesta quarta, o prefeito de Guadalajara recebe os atletas de todas as delegações na abertura oficial da Vila Parapan-Americana. Algumas modalidades começaram a desembarcar no México na segunda - ciclismo e tiro com arco. Atletismo, natação, bocha e goalball. Já as equipes de basquete em cadeira de rodas, futebol de cinco, halterofilismo, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado chegaram na última terça, dia 8.

"O processo de chegada na Vila é uma logística complicada", explicou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). "Temos que ser eficientes, de modo a tornar esse processo o mais confortável possível. Esse trabalho depende do CPB e do Copag (Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara). Ao mesmo tempo, nossa equipe na Vila prepara acomodações e escritório. Esse conforto é fundamental", falou.

Um dos primeiros a chegar na nova casa foi o ciclista Soelito Ghor, bicampeão mundial da modalidade. "Estamos um pouco ansiosos, pois não vemos a hora de competir", disse Ghor, estreante em Parapans.

Para Parsons, a expectativa é a melhor possível. "A cidade está se transformando do Pan para o Parapan. O Comitê Organizador é o responsável por duas grandes competições e é visível a preocupação de entregar um evento do mesmo nível do Pan. A população mexicana acolhe os Jogos".

Em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil brilhou e ficou em primeiro lugar com um total de 228 medalhas - 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes.

No Mundial da Holanda, realizado em 2010, Andre Brasil conquistou sete medalhas
No Mundial da Holanda, realizado em 2010, Andre Brasil conquistou sete medalhas
Foto: Beto Monteiro/Exemplus / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade