6 eventos ao vivo

Ao estilo Bope, Polícia Federal mexicana chama atenção em Guadalajara

25 set 2011
16h01
atualizado às 16h13
Celso Paiva
Marcelo do Ó
Direto de Guadalajara

O cenário parece os de filme de guerra. Caminhonetes lotadas de policiais federais armados até os dentes circulando pelas ruas de Guadalajara. A cena é vista em cada lugar da cidade. Se não tem esses caminhões, pelo menos um carro pequeno com a sirene ligada pode ser vista por onde se passa.

Os policiais federais mexicanos lembram em certo momento o Bope (Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro), que ficou conhecido mundialmente pelo filme Tropa de Elite. Além das metralhadoras que carregam, todos andam com coletes à prova de bala e mostram um ar de inatingíveis em cima do caminhão.

A circulação destes caminhões foi intensificada exatamente para os Jogos Pan-Americanos. Em entrevista ao jornal El Informador, o procurador do Estado de Jalisco, Tomás Coronado Olmos, declarou que nos próximos dias o número de efetivos na segurança de Guadalajara deve aumentar ainda mais, com o reforço de mais membros da Polícia Federal e do Exército.

A estimativa é que este número atinja a marca de 10 mil pessoas trabalhando na parte da segurança durante os Jogos. O assunto é tido como de grande importância para os organizadores do Pan, devido às diversas notícias que saem pela América toda de que o narcotráfico está cada vez mais presente na cidade, com a presença de grupos como o Los Zetas, a Família Michoacana e o Cartel do Milênio.

A atitude de aumentar o efetivo vai de encontro ao que foi dito pelo governador de Jalisco, Emílio González Marquéz, há alguns dias. Ao ser questionado sobre o assunto segurança durante abertura do centro de mídia dos Jogos Pan-Americanos, González disse: "a segurança não tem de ser vista em casos isolados, e sim, na tranquilidade que as pessoas têm de poder caminhar e circular na cidade. Estamos vendo isso atualmente em Guadalajara".

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br

Policiais mexicanos carregam metralhadoras e chamam a atenção no Pan
Policiais mexicanos carregam metralhadoras e chamam a atenção no Pan
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
publicidade