4 eventos ao vivo

Após "quase chorar" de preocupação, dirigente inaugura Vila do Pan

4 out 2011
21h13
atualizado em 5/10/2011 às 13h52

Celso Paiva
Direto de Guadalajara (México)

A Vila Pan-Americana foi inaugurada nesta terça-feira em Guadalajara com a presença de diversas autoridades, como o governador de Jalisco, Emílio González Márquez, o presidente da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vázquez Raña, e o prefeito de Guadalajara, Jorge Aristóteles Sandoval. Com prédios e apartamentos prontos, o local recebeu os primeiros atletas, embora ainda não esteja totalmente finalizado para o evento, que ocorrerá entre 14 e 30 outubro na cidade mexicana.

Apesar da entrega e cerimônia promovida nesta terça-feira, a Zona Internacional ainda não está finalizada - sequer os orelhões do local possuem linha. Os operários ainda trabalham para terminar a construção de seis restaurantes, um banco, uma loja de produtos oficiais e um supermercado, além de finalizar as tendas dos patrocinadores oficiais do evento em Guadalajara. No momento, apenas uma espécie de padaria funciona neste setor da Vila Pan-Americana.

Embora o local que abrigará os atletas ainda não esteja finalizado, o presidente da Odepa mostrou-se impressionado com o que viu. "Vim aqui há algum tempo e quase chorei ao ver como estavam as obras. Um tempo atrás nada estava pronto. A esta hora não poderia sonhar que o local estivesse assim. Fiquei impressionado com a rapidez que vocês conseguiram tantas coisas. Não sou de elogiar os construtores, mas com certeza, vocês possuem um excelente construtor, nunca vi algo tão rápido como esta Vila. Tenho certeza que ela possui o nível olímpico, ou até acima disso", afirmou Raña.

Como parte da cerimonial, as palavras do principal dirigente da Odepa acabaram ressaltadas pelo governador de Jalisco. "É uma honra poder participar da entrega. Todos os problemas foram solucionados e os contratempos resolvidos. Agora é só entusiasmo, aqui será celebrada a solidariedade pan-americana. Tenho a honra de entregar essa Vila Pan-Americana para a Odepa, e quero aproveitar para agradecer a todos pelo empenho para resolver os problemas e entregar a tempo", discursou.

Apesar dos discursos otimistas, alguns setores ainda precisam ser finalizados dentro da Vila Pan-Americana, especialmente no setor destinado à Zona Internacional. De acordo com os responsáveis pela obra, questões burocráticas impediram o local de ser inaugurado nesta terça-feira.

Os primeiros atletas que estão nos apartamentos precisarão caminhar cerca de 1 km para conseguir utilizar serviços básicos como bancos e restaurantes, já que a "casa" dos competidores está localizada em uma área ambiental.

Os quartos para os atletas já estão prontos e mobiliados, da mesma forma que o refeitório. Por enquanto somente alguns atletas mexicanos e membros do staff das delegações já habitam o local. No caso do Brasil, o chefe de missão Bernard e mais 40 integrantes já estão na Vila Pan-Americana deste esta terça-feira aguardando os atletas nacionais. A previsão é que os competidores cheguem a partir do próximo dia 7.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011

Fonte: Terra
publicidade