PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasil comemora 10º ouro de Hoyama e surpresa no levantamento de peso

31 out 2011 - 14h35
Compartilhar

Além dos esportes mais tradicionais, como futebol, atletismo, vôlei e natação, o Brasil também participou de diversas modalidades nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, brilhando em muitas delas. Em algumas, como a vela, o País conquistou sete medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em outras, como no tênis de mesa por equipes - liderado pelo experiente Hugo Hoyama - e no levantamento de peso - com Fernando Reis -, os brasileiros deram show e deixaram o Pan com a sensação do dever cumprido.

Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Escolha os vilões do Brasil no Pan

Hugo Hoyama, ex-recordista de medalhas de ouro do Brasil na história do Pan (ele foi ultrapassado pelo nadador Thiago Pereira), conquistou seu 10º título na competição. Na edição de Guadalajara, ele somou a conquista na disputa do tênis de mesa por equipes aos seus outros nove ouros, sendo o primeiro deles celebrado no distante Pan de Indianápolis, em 1987. Na decisão de 2011, os brasileiros venceram a Argentina por 3 a 1 e comemoraram mais um triunfo.

O Brasil também fez história no México no levantamento de peso. Pela primeira vez, o País comemorou a medalha de ouro no esporte em Pan-Americanos graças à revelação Fernando Reis, 21 anos, que foi soberano na categoria acima de 105 kg, pontuou a marca de 410 kg durante as duas fases da disputa e bateu o recorde do evento.

Na vela, o Brasil - que é tradicional na modalidade - comemorou cinco ouros. Os dois primeiros foram com os velejadores Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas, que conquistaram o título de forma antecipada. Pelo RS-X Feminino, Patrícia faturou a medalha uma rodada antes da Medal Race, enquanto na classe Sunfish, Matheus conseguiu o ouro duas etapas antes do fim das competições.

Os outros três primeiros lugares no pódio vieram com o quarteto formado por Maurício Santa Cruz, Guilherme Hamelmann, Daniel Santiago e Alexandre da Silva, pela classe J24 após 11 regatas bem disputadas; com Ricardo Winicki Santos, o Bimba, que venceu a última regata da classe RS; e com a dupla da classe Snipe, Alexandre do Amaral e Gabriel Borges, por 0,7 ponto. O Brasil ainda levou a prata na categoria Hobia 16 e o bronze na Lightning.

Já nos 10 km de corrida da prova de triatlo, o brasileiro Reinaldo Colucci surpreendeu e terminou à frente do americano Manuel Huerta, dono da prata. Outro esporte que surpreendeu foi o tiro. A brasileira Ana Luiza Mello quebrou o recorde pan-americano na modalidade pistola 25 m e trouxe mais um ouro para o País, com a pontuação de 773.9.

O tiro ainda rendeu outras cinco condecorações de bronze ao País. Julio Antonio Almeida ganhou duas delas, na pistola de ar 10 m e na pistola 50 m, enquanto Bruno Heck, no rifle de três posições com 50 m, Roberto Schmits, na fossa olímpica, e Luiz Fernando da Graça, na categoria de fossa olímpica dupla, completaram a campanha verde e amarela.

A participação brasileira no Pan ainda teve a brilhante aparição de Daniel Paiola, que levou uma inédita medalha de bronze no badminton após sucumbir frente ao guatemalteco Kevin Cordon. O boliche também computou um terceiro lugar com Marcelo Suartz, eliminado na semifinal da categoria masculina individual.

Outras medalhas do País foram com Poliana Okimoto, na maratona aquática (prata); na esgrima - Guilherme Toldo, no florete individual, além das equipes de sabre e florete, todas de bronze; no nado sincronizado, na disputa por dueto e por equipes (bronzes); no remo, nas modalidades com remos largos e peso ligeiro (pratas); e no squash, em competição por equipes (bronze).

Por último, o Brasil conquistou duas medalhas no tênis: uma de prata e uma de bronze, ambas com Rogério Dutra. O atleta não resistiu na decisão individual e acabou derrotado pelo colombiano Robert Farah por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3. Já a dupla mista formada pelo mesmo Rogerinho e Ana Clara Duarte venceu os venezuelanos Roman Recarte e Adriana Perez por 2 a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 5/7 e 11-9 , na disputa pelo terceiro lugar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade