PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasil conquista um ouro e dois bronzes na bocha do Parapan

16 nov 2011 - 21h58
(atualizado em 17/11/2011 às 00h24)
Compartilhar

Os para-atletas da bocha tiveram bom desempenho nesta quarta-feira na disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Conquistaram uma medalha de ouro, com a vitória de Fábio Moraes na categoria BC4, além de duas de bronze, com José Carlos Chagas (BC1) e Clodoaldo Massardi (BC3). Luisa Lisboa não conseguiu vencer e ficou fora do pódio na categoria BC2.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

Competem na bocha paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. Na categoria do medalhista de ouro Fábio Moraes, a BC4, os jogadores têm deficiências severas e não podem receber auxílio externo. Assim, ele derrotou na final o canadense Marco Dispaltro por 4 a 1, garantindo-se no lugar mais alto do pódio.

José Carlos Chagas, por sua vez, não conseguiu chegar à final na categoria BC1, mas fez bonito na disputa do bronze e conquistou a medalha com vitória sobre o argentino Mauricio Ibarbure por 5 a 2. Nesta categoria, os atletas podem competir com ajuda de auxiliares, que têm permissão para ajustar a cadeira ou entregar bolas a pedido.

Clodoaldo Massardi teve desempenho bem semelhante: caiu na semifinal da BC3 e, na briga pelo bronze, venceu o canadense Martin Dubois por 6 a 2, conquistando a medalha. Participam da BC3 atletas com deficiências muito severas, que usam um dispositivo auxiliar e podem ser ajudados por uma pessoa.

O único revés na luta por medalhas entre atletas brasileiros da bocha veio com Luisa Lisboa na categoria BC2. Ela também lutou pelo bronze, mas acabou derrotada por 5 a 2 pelo canadense Dave Richer. Na categoria, os jogadores têm deficiências menos severas em relação à BC3 e BC4, e não podem receber qualquer tipo de ajuda externa.

Fabio Moraes comemora a conquista do ouro no Parapan de Guadalajara
Fabio Moraes comemora a conquista do ouro no Parapan de Guadalajara
Foto: Patrícia Santos / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade