PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasil estreia na canoagem com quinto lugar no K4 feminino

26 out 2011 - 12h40
(atualizado às 15h54)
Compartilhar

A primeira prova da canoagem nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara terminou sem o Brasil no pódio. Repetindo a história do Rio de Janeiro 2007, a equipe feminina foi a quinta colocada do K4 500 m. A medalha de ouro ficou com o Canadá, que bateu o México por uma diferença minúscula: de 0s075.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Ariela Pinto, 29 anos, Naiane Pereira, 28, Bruna Gama, 25, e Ana Paula Vergutz, 22, foram as representantes do País na prova que abriu as disputas da canoagem na pista do lago de Zapoplan, em Ciudad Guzmán, sub-sede do Pan que já havia abrigado as competições de remo.

Elas marcaram 1min39s921 e não ficaram muito longe das canadenses Kristin Ann Gauthier, Kathleen C. Fraser, Alexa Kaien Irvin e Una Helen Bean Lounder, líderes com 1min37s724.

Logo atrás cruzaram a linha de chegada as mexicanas Maricela Montemayor, Karina Guadalupe Alanis, Anais Abraham e Alicia Guluarte. Já as cubanas Darisleydis Amador, Dayexi Gandarela, Yulitza Meneses e Yusmary Mengana garantiram a medalha de bronze ao cravarem 1min39s105. Venezuela, em quarto com 1min39s599; Argentina, em sexto (1min40s085); e Colômbia, em sétimo (1min43s441), completaram o rol de equipes inscritas na prova, que não teve eliminatórias.

O nível do K4 500 m teve uma evolução considerável na comparação com o Pan do Rio, onde Cuba, contando com quase o mesmo time de Guadalajara (Lianet Alvarez ocupava o lugar de Mengana), ganhou o ouro ao fazer 1min40s702. A sigla K4 se refere à embarcação utilizada - o caiaque, ou "kayak" em inglês - e o número de atletas envolvidos. No Pan haverá disputa ainda sobre canoas (C, de "canoe"), porém somente para homens.

Há quatro anos, o Brasil competiu com suas duas canoístas mais experientes da atualidade na categoria - Ariela e Naiane -, além de Luana de Santi Rech e Daniela Alvarez. Elas marcaram na época 1min44s022 para ocupar a quinta posição, atrás ainda de Venezuela (prata), Canadá (bronze) e México.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade