PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasil vê ouro surpreendente e lágrimas de Maurine no 11º dia de Pan

26 out 2011 - 04h04
(atualizado às 05h19)
Compartilhar

No 11º dia de disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesta terça-feira, o Brasil conquistou dois ouros surpreendentes - na ginástica artística e no atletismo -, alcançou mil medalhas na história do Pan e ainda brilhou em outros esportes. Mesmo assim, o principal destaque do dia ficou por conta da brasileira Maurine, que superou um drama pessoal, marcou o gol da vitória da Seleção feminina e levou o País à decisão do futebol contra o Canadá.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Mesmo após a morte do pai, que ocorreu na noite do último domingo, a atleta resolveu ficar em Guadalajara para representar o País e virou heroína. Com uma atuação de destaque, coroada com o gol da classificação do Brasil aos 33min do segundo tempo, a atleta protagonizou um dos momentos mais emocionantes dos Jogos, no Estádio Omnilife. Graças a ela, a Seleção feminina derrotou o México por 1 a 0 e chegou à final do futebol.

Antes disso, o País levou um ouro surpreendente com Rosangela Santos, que ficou em primeiro nos 100 m rasos femininos, disputados no Estádio Telmex de Atletismo. A velocista levou 11s22 até cruzar a linha de chegada na primeira colocação e registrar a melhor marca de sua carreira, além de novo recorde pan-americano.

O outro ouro do dia ficou por conta da equipe brasileira masculina de ginástica, que fez história. Com time formado por Diego Hypólito, Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Péricles da Silva, Arthur Zanetti e a revelação Sergio Sasaki Junior, a Seleção conquistou e medalha na prova por equipes com a nota de 346.100, obtendo a "vingança" sobre Porto Rico (344.850), prata neste ano e que venceu a prova no Rio de Janeiro, em 2007.

Além disso, o Brasil alcançou uma marca surpreendente ao atingir 1000 medalhas em seu histórico no Pan-Americano. Até o início desta edição, a delegação brasileira tinha 923 medalhas, sendo 239 de ouro, 283 de prata e 401 de bronze, de acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Os números, somados às 81 medalhas conquistadas no México, deixam o País com a incrível quantia de 1004 condecorações. Apenas três nações possuíam mais de 1000: Estados Unidos (3.936), seguido por Cuba (1.796) e Canadá (1.577).

Esportes coletivos

Depois da inesperada e vexatória derrota diante de Porto Rico, na semifinal, a equipe brasileira feminina de basquete entrou em quadra disposta a minimizar a decepção por não ter chegado à decisão. Por isso, bateu a Colômbia por 87 a 48, no ginásio CODE Alcalde, e ficou com a medalha de bronze.

Já no vôlei masculino, o Brasil venceu Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/14 e 25/18, em duelo realizado no Complexo Pan-Americano de Vôlei. Agora, o time comandado pelo técnico Rubinho volta à quadra nesta quarta, contra os Estados Unidos, para garantir vaga na semifinal.

No polo aquático, o País bateu a Venezuela duas vezes - no masculino e feminino - e avançou às semifinais em ambas as categorias. Entre os homens, o placar foi de 19 a 10, enquanto as mulheres triunfaram pelo placar de 10 a 3.Na esgrima, o sonho do brasileiro Guilherme Toldo de disputar a medalha de ouro acabou na semifinal da modalidade florete. O porto-alegrense acabou derrotado pelo americano Alexander Massialas por 15 a 7 e caiu na briga pelo ouro. No entanto, o jovem de apenas 19 anos garantiu ao menos o bronze.

No boliche, entretanto, o Brasil não conseguiu pódio nem no masculino e nem no feminino. Márcio Vieira e Marcelo Suartz quase conseguiram um lugar entre os três primeiros, mas ficaram com o quarto posto. Já Stephanie Martins e Marizete Scheer terminaram longe da briga, na 10ª colocação.

Já no boxe, os dois brasileiros do dia sucumbiram e deram adeus na fase semifinal. Everton Lopes, atual campeão mundial na categoria meio-médio ligeiro (64 kg), perdeu para o cubano Roniel Iglesias, vencedor do mesmo torneio em 2009. Robenilson de Jesus, por sua vez, caiu diante do prodígio mexicano Oscar Valdez, 20 anos, e deu adeus ao ouro na categoria galo (56 kg).

Ainda nesta terça, a brasileira Lucimara Silvestre começou bem no heptatlo feminino e conquistou a primeira colocação na pontuação geral, com 3660 pontos. Em segundo lugar, aparece a cubana Yasmiany Pedroso, com 3543 pontos e, na terceira colocação, outra cubana: Gretchen Quintana, com 3433 pontos. Na quarta-feira, as atletas disputam as provas de saldo em distância, lançamento de dardo e a prova final, dos 800 m.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade