PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasileiro perde liderança no ciclismo e fica em 5º; Colômbia é ouro

15 out 2011 - 15h13
(atualizado em 16/10/2011 às 23h38)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Tatiana Rodríguez
Direto de Tapalpa

O colombiano Hector Paez conquistou neste sábado a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no mountain bike cross-country. Em prova muito disputada na cidade de Tapalpa, Paez derrotou o americano Jeremiah Bishop e o brasileiro Rubens Valeriano, que também chegaram a liderar e que terminaram respectivamente no terceiro e quinto lugares.

De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Paez registrou o tempo de 1h31min12s nas cinco voltas do circuito, deixando para trás o canadense Maximilian Plaxton. Bishop, líder na segunda e terceira voltas, completou o pódio. Rubinho, que completou a primeira volta na ponta, terminou em quinto lugar, a 5s27 do campeão. Ele foi muito aplaudido ao cruzar a linha de chegada empurrando sua bicicleta. O outro brasileiro na disputa, Edivando Cruz, ficou em sexto, a 5s38 do colombiano.

Apenas o 120º colocado do ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI), Paez superou os favoritos Plaxton (41º) e Bishop (51º) e conquistou o segundo ouro do Pan mexicano - o primeiro da Colômbia. O primeiro pódio do evento veio também no ciclismo mountain bike cross-country. Na versão feminina da prova, a americana Heather Irmiger confirmou os prognósticos e levou a medalha dourada.

A prova:
A largada, sob céu limpo, colocou um brasileiro na ponta: um dos favoritos ao pódio, Rubinho assumiu a liderança na primeira volta, completando-a em 18min08. Atrás dele, vinham o americano Jeremiah Bishop, a 7s, e o colombiano Hector Paez, a 10s. O brasileiro Edivando Cruz era apenas o 12º, a 54s do compatriota.

Na segunda volta, porém, Rubinho vacilou e caiu para a quarta posição, a 13s do líder Bishop (36min38s) - Paez se manteve em segundo, com o canadense Plaxton em terceiro. Pior: na volta seguinte, enquanto o americano somava o tempo de 54s55, Rubinho perdia também a quarta posição para o colombiano Mario Alberto Rojas.

Mas a vitória de Bishop, que parecia segura, virou uma dúvida na quarta volta: o americano caiu para o terceiro lugar, enquanto Paez cumpria a volta somando o tempo de 1min13s09, a 4s de Paxton. Rubinho, ainda o melhor brasileiro, seguia na quinta colocação, mas afastado dos três primeiros colocados.

As posições se mantiveram na última volta, com Paez sendo muito aplaudido ao cruzar a linha de chegada. Vice, Plaxton cumprimentou bastante o público, enquanto Bishop ficou com o bronze. Rubinho, distante dos líderes, apareceu no trecho final empurrando a sua bicicleta.

Confira os seis primeiros colocados do ciclismo mountain bike:

1. Hector Paez (Colômbia) - 1min31s12
2. Maximilan Plaxton (Canadá) - 1min31s29
3. Jeremiah Bishop (EUA) - 1min32s41
4. Mario Alberto Rojas (Colômbia) - 1min34s21
5. Rubens Valeriano (Brasil) - 1min36s39
6. Edivando Cruz (Brasil) - 1min36s50

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade