1 evento ao vivo

"Briga de gigantes" apimenta fechamento da lista da canoagem

29 ago 2011
16h07
atualizado às 16h18
Anderson Rodrigues

Dona de seis medalhas nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a equipe de Canoagem de Velocidade que representará o Brasil em Guadalajara, em outubro, está praticamente definida. A Seleção, que terá como chefe de delegação Sebastián Cuattrin, vive uma "briga de gigantes" e uma dúvida para fechar o grupo que tentará superar o desempenho no México, tanto na canoa quanto no caiaque.

"Estamos apenas na dúvida em relação ao representante do C1 1000 m (canoa masculina) e na ida de um outro atleta. Nos próximos dias vamos anunciar. O importante é que a canoagem estará representada em seu melhor no Pan", disse ao Terra Cuattrin, recordista em medalhas pan-americanas na canoagem (11, sendo uma de ouro, seis de prata e quatro de bronze) e quatro participações em Jogos Olímpicos. Atualmente, ele ocupa o cargo de supervisor da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem).

Sob o comando dos técnico Álvaro Koslowski (brasileiro) e Akos Angyal e Zoltan Bakó (ambos húngaros), nove homens e cinco mulheres estão garantidos (veja lista abaixo). A dúvida está no C1 1000 m, entre Wladimir Moreno e Isaquias Queiroz.

No Rio, Wladimir, hoje com 28 anos, ganhou duas medalhas, prata no C2 1000 m e bronze no C2 500 m (ambas ao lado de Vilson Nascimento). Por outro lado, Isaquias, de apenas 17 anos, conquistou este ano duas medalhas no Mundial Júnior na Alemanha: ouro no C1 200 m (prova olímpica, em um dos maiores resultados da história da canoagem brasileira) e prata no C1 500 m.

A outra dúvida é a ida de João Carlos Rodrigues Júnior. Ainda não foram definidas as modalidades em que os atletas irão remar em Guadalajara. Veja abaixo a lista dos canoístas confirmados e o desempenho no último Pan.

EQUIPE BRASILEIRA NO PAN DE GUADALAJARA 2011

MASCULINO
CELSO DIAS DE OLIVEIRA JUNIOR
EDSON ISAIAS FREITAS DA SILVA
ERLON DE SOUZA SILVA
GILVAN BITENCOURT RIBEIRO
GIVAGO BITENCOURT RIBEIRO
MICHEL DE CARLI FERREIRA
NIVALTER SANTOS DE JESUS
ROBERTO MAHELER
RONILSON MATIAS DE OLIVEIRA

FEMININO
ANA PAULA VERGUTZ
ARIELA CESAR PINTO
BRUNA CHICATO RIBEIRO GAMA
NAIANE FRAGOSO PEREIRA
REGIANE SARANGO DE SOUZA

DESEMPENHO NO RIO 2007
1 Ouro: K4 1000 m (Masculino)
2 Pratas: C2 1000 m (Masculino) e K1 1000 m (Masculino)
3 Bronzes: C2 500 m (Masculino), C2 500 m (Masculino) e K1 500 m (Masculino)
K = caiaque, que pode ser para 1, 2 ou 4 remadores
C = canoa, com remo de uma pá, para 1 ou 2 remadores

Campeão Mundial Júnior, Isaquias Queiroz (na foto) disputa vaga com Wladimir na canoa
Campeão Mundial Júnior, Isaquias Queiroz (na foto) disputa vaga com Wladimir na canoa
Foto: CBCa / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade