PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Cartel de Jalisco preocupa o México na véspera do Pan

5 set 2011 - 11h21
(atualizado às 11h24)
Compartilhar

Dados do Ministério de Segurança Pública, a Procuradoria Geral da República e outras agências de segurança, operando em Jalisco, confirmaram que pelo menos três cartéis especializados em produção de drogas estão presentes em outras entidades do país.

De acordo com dados da Secretaria Executiva do Sistema Nacional de Segurança Pública, em 2010 foram registradas 593 mortes relacionadas com a rivalidade entre os cartéis. 68 pertencem ao município de Guadalajara, sede dos Jogos Pan-Americanos, que começará na segunda semana de outubro.

Os três cartéis são conhecidos como: Pacífico Sul, um grupo chamado "La Resistencia" e a nova geração de cartel de Jalisco. Autoridades federais dizem que são associações com operações na própria região de Jalisco, ligados ao cartel de Sinaloa e reúne membros da "Família Michoacana" e do Cartel do Golfo.

Essa luta de resistência pela posse do estado de Jalisco, atinge uma grande quantidade de percursores químicos que depois transportados para laboratórios em Michoacán, Guerrero e todo Estado do México, para a fabricação de drogas sintéticas.

O Estado de Jalisco conta com 22.122 policiais para 7,3 milhões de habitantes. Assim, a força de segurança mexicana tem 3 policiais para cada 100 mil pessoas.

Emilio González Márquez é o atual governador de Jalisco
Emilio González Márquez é o atual governador de Jalisco
Foto: Víctor M Ramírez / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade