PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Chileno do handebol critica organização do Pan: "não temos o básico"

14 out 2011 - 14h13
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Rubén Darío Giedrys
Direto de Guadalajara

A severidade nas críticas em relação aos atrasos nas obras de infra-estrutura dos Jogos Pan-Americano de Guadalajara chegou a um patamar que era ainda desconhecido. Depois de receber reprovações até do presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), o mexicano Mario Vázquez Raña, o evento foi alvo da ira de Patricio Martínez, atleta da seleção chilena de handebol.

Terra transmite ao vivo Cerimônia de Abertura do Pan de Guadalajara

Despido de qualquer pudor, o jogador, que atua na Áustria, disparou toda a insatisfação com a falta de trato nas instalações do Pan: "são vários os problemas que temos. Chove há dias na Vila (Pan-Americana) e temos que percorrer 200 m com o corpo todo molhado. Acontece que somos atletas e não podemos adoecer. Como pode não ter um guarda-chuva?".

A última semana foi, sem sombra de dúvida, a mais desafiadora para o Comitê Organizador dos Jogos de Guadalajara (Copag). Além de ouvir sem poder de resposta aos questionamentos da Odepa, o órgão precisou lidar com atrasos na entrega de algumas sedes esportivas como as de rúgbi e atletismo.

Nem as palavras de Carlos Andrade Garín, titular da entidade, derrubaram as desconfianças. A gota d'água, desta vez, foi a saraivada de críticas de Martinez.

"Agora, por exemplo, há oito goteiras em cada quadra, no mínimo", alertou o chileno, referindo-se ao Ginásio São Gabriel, que tem baldes "enfeitando" a arena. "A fila para comer no refeitório chega a 80 pessoas. Quem não consegue se alimentar tem de se conformar com um iogurte. Do que estamos falando?", prosseguiu.

A poucas horas do início das atividades em Guadalajara, o receio de que as carências na organização reflitam diretamente no desempenho dos atletas é considerável. Sobre isso, Martínez também despejou insatisfação.

"Afeta muito. Gastam bilhões para um evento que, supostamente, precisa ter excelência para os atletas. Fui a duas edições do Pan e esta, sem dúvidas, é a pior. Nem sequer tenho a pulseira de credenciamento (formalidade para atletas que circulam na Vila). Isso significa que não temos o básico."

O Estádio Omnilife recebe nesta sexta-feira a cerimônia de abertura dos Jogos, com transmissão do Terra a partir das 21h30 (de Brasília). As competições começam no sábado.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Patricio Martínez reclama de goteiras no ginásio que receberá partidas do Pan
Patricio Martínez reclama de goteiras no ginásio que receberá partidas do Pan
Foto: Víctor Casarreal / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade