PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Com olhos marejados, Hoyama é anunciado porta-bandeira do Brasil no Pan

12 out 2011 - 14h11
(atualizado às 22h52)
Compartilhar
Celso Paiva
Emanuel Colombari
Leandro Miranda
Direto de Guadalajara

Maior vencedor de medalhas douradas do Brasil em todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos, Hugo Hoyama será o porta-bandeira do País na cerimônia de abertura do Pan de Guadalajara, marcada para a próxima sexta-feira no Estádio Omnilife. O anúncio, que emocionou o o mesatenista, foi feito nesta quarta pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

"Queria anunciar o porta-bandeira do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. É o Hugo Hoyama, maior vencedor de medalhas da história do País. É um dos atletas mais exemplares que o Brasil tem e merecia isso", afirmou Nuzman, em entrevista coletiva na Vila Pan-Americana. "Na minha opinião e de todos, é unânime a escolha, por ter 14 medalhas em Pan-Americanos - nove de ouro", emendou o chefe da delegação nacional no México, Bernard Rajzman.

Ao ouvir os elogios, Hoyama ficou com os olhos marejados e recebeu um afago de Rajzman. "Realmente não tenho palavras para descrever", disse o atleta. "Nunca vim pensando em ser porta-bandeira, vim pensando em representar da melhor maneira possível o País".

Nascido em São Bernardo do Campo, o mesatenista, 42 anos, participará da competição pela sétima vez na carreira. Nas seis anteriores, conquistou nove ouros: o primeiro foi em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, e a última no Rio de Janeiro, no Brasil, em 2007. A conquista mais recente o fez ultrapassar o nadador Gustavo Borges como o maior campeão brasileiro da história do maior evento esportivo das Américas.

Hoyama, cuja carreira nos Jogos ainda contempla uma medalha de prata e quatro de bronze, terá a honra de liderar na festa a terceira maior delegação do Pan de Guadalajara. O Brasil será representando na competição por 519 esportistas - número inferior apenas aos dos donos da casa (644) e ao dos Estados Unidos (620).

"Lá, carregando essa bandeira maravilhosa... Não sei se vai estar frio, mas vou estar tremendo", continuou ele, desta vez aos risos. "Vai ser a primeira vez que eu vou aparecer muito, mesmo sendo pequeno. Sempre fico lá no fundo", completou o paulista, de 1,69 m.

O mesatenista já foi também a cinco Olimpíadas, tendo o nono lugar na modalidade individual de Atlanta 1996 como seu melhor resultado. Em Guadalajara, ele competirá em simples e por equipes e pode perder o recorde para Thiago Pereira. O nadador, que soma seis ouros em duas edições de Pan, pode ganhar até sete provas: 200 m e 400 m medley, 200 m peito, 100 m e 200 m costas, e revezamentos 4 x 100 m livre, 4 x 200 m livre e 4 x 100 m medley.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade