PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Com show no atletismo, Cuba soma 15 ouros em um dia e supera Brasil

29 out 2011 - 04h07
(atualizado às 04h10)
Compartilhar

Enfim, aconteceu o que já era esperado há alguns dias nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nesta sexta-feira, Cuba brilhou, levou 15 ouros em apenas um dia e deixou o Brasil para trás na disputa pelo segundo lugar geral do quadro de medalhas da competição. Com show nas provas de atletismo, o país da América Central levou sete primeiros lugares no pódio desta modalidade e praticamente garantiu o vice-campeonato.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Os cubanos levaram sete ouros nas provas de atletismo disputadas no Estádio Telmex. Foram dois no revezamento 4x400 m, sendo uma no masculino e uma no feminino, mais outros nos testes individuais com Lazaro Eduardo Borges, no salto com vara masculino com Guillermo Martinez, no lançamento de dardos masculino com Yarelys Barrios, no lançamento de disco feminino com Dayron Robles, nos 110 m com barreiras, e com Andy Gonzales nos 800 m masculino. Foram ainda mais quatro no boxe, dois na canoagem e dois no judô.

O Brasil, por sua vez, conquistou 18 medalhas nesta sexta (sendo seis de ouro) e ficou distante de Cuba. O País celebrou dois primeiros lugares no atletismo, dois no judô, um no karatê e outro na ginástica, enquanto levou três pratas (atletismo, judô e canoagem), além de sete bronzes, sendo dois na ginástica, dois no karatê, um na esgrima, outro no atletismo e um último no polo aquático feminino.

O dia brasileiro

O primeiro ouro do dia veio com o ginasta brasileiro Diego Hypólito, que foi o primeiro a saltar sobre o cavalo na final desta sexta-feira. O atleta elevou tanto o padrão que se tornou inalcançável: nenhum dos outros sete competidores conseguiu bater a sua nota, 15.875.

Depois, o País voltou a brilhar nas artes marciais. Primeiro no karatê, com Lucélia Ribeiro, que se tornou tetracampeã pan-americana. A lutadora ficou com o primeiro posto na categoria até 68 kg ao bater, por decisão dos juízes, a mexicana Yadira Lira. Depois de um empate pos 0 a 0 na luta, os árbitros favoreceram a atleta nacional.

Já no judô, dois ouros: com Leandro Cunha, que derrotou o americano Kenneth Hashimoto em duelo realizado no Ginásio Del Code II, e com Bruno Mendonça, que venceu por ippon o argentino Alejandro Clara em apenas 17s, na categoria para mais leves que 73 kg. Com isso, o País igualou o Pan de 1987, em Indianápolis, e o de 2003, em Santo Domingo, com o recorde de ouros no esporte.

Para completar, os brasileiros comemoraram outros dois ouros no atletismo, ambos no revezamento 4x100 - um no masculino, outro no feminino. O quarteto formado por Ana Claudia Lemos, Rosângela Santos, Vanda Gomes e Franciela Krasucki terminou a prova em 42s85, enquanto Ailson Feitosa, Sandro Viana, Nilson André e Bruno de Barros cravaram 38s18.

O Brasil levou mais cinco pratas nesta sexta-feira, sendo três delas no atletismo. O brasileiro Kleberson Davide por pouco não conquistou uma medalha de ouro para o País, uma vez que liderou praticamente toda a prova dos 800 m, mas não resistiu à pressão nos últimos metros e acabou ultrapassado pelo cubano Andy Gonzalez.

Outro que ficou em segundo lugar foi Hudson Souza, que se manteve no pelotão de frente dos 3000 m com obstáculos durante toda a corrida, mas na segunda metade da volta final ganhou três posições e por pouco não superou Jose Peña, o medalhista de ouro. Para completar, o revezamento 4x400 feminino levou a prata com Joelma Souza, Geisa Coutinho, Bárbara Oliveira e Jailma Lima.

A canoagem, por sua vez, levou a prata com Erlon Silva e Ronilson Oliveira, na prova de C2 1000 m, enquanto o judô subiu mais uma vez ao pódio com Rafaela Silva, apenas 19 anos, que foi superada pela cubana Yusleidys Lupetey na decisão dos leves (-57 kg).

Para completar, o Brasil somou sete bronzes neste 14º dia de disputas em Guadalajara. Foram dois no karatê, com Jéssica Candido (-50 kg) e Douglas Brose (-60 kg), mais dois na ginástica artística com Daniele Hypólito, nas provas de solo e trave de equilíbrio, um na esgrima, na modalidade florete por equipe, outro no atletismo, com Sabine Heitling nos 3000 m com barreiras, e um último com a Seleção feminina de polo aquático.

Já no vôlei, a Seleção Brasileira masculina venceu a rival Argentina de virada por 3 sets a 1 (com parciais de 26/28, 27/25, 25/22 e 25/15) e avançou à decisão. O adversário da final será o time de Cuba, que eliminou o anfitrião México na outra semifinal.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade