PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Cubanos superam "gigante" Brasil e celebram recorde no atletismo

29 out 2011 - 10h44
Compartilhar

O excelente desempenho de Cuba nesta sexta-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, foi muito exaltado pelo jornal Granma, principal publicação do país caribenho. A conquista de 15 medalhas de ouro serviu para superar o Brasil, definido como um "gigante", no quadro de medalhas, recuperando o segundo lugar.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

No Estádio Telmex de Atletismo, os cubanos conseguiram igualar sua melhor marca na história dos Pan-Americanos: 18 ouros no esporte, recorde estabelecido na edição de 1991, em Havana, e em 1995, em Mar Del Plata. Foram sete ouros em 12 possíveis. No total, os cubanos somaram 33 medalhas no atletismo, com predomínio absoluto - ainda serão disputadas as provas da marcha 50 km masculino e maratona masculina.

"Todas essas emoções aconteceram na metade de uma tarde de sexta-feira de queda de braço no quadro de medalhas com o Brasil, gigante sul-americano de progresso louvável, mas que no final teve que se render à legítima superioridade do atletismo cubano (...) e de sua crucial contribuição quantitativa/qualitativa no empenho de manter nosso histórico segundo lugar", exaltou a publicação.

O Granma é o jornal oficial do Partido Comunista Cubano, que mantém o poder no país desde 1959. Granma é, também, o nome da embarcação que levou o líder Fidel Castro e 81 outros rebeldes às praias de Cuba na Revolução Cubana que derrubaria Fulgencio Batista do poder.

Além da superioridade no atletismo, a publicação ainda exaltou as conquistas de quatro medalhas de ouro no boxe, outro esporte amplamente dominado pelos cubanos, duas no judô feminino - uma delas sobre a brasileira Rafael Silva -, e as duas últimas em canoagem. "A jornada espetacular coloca Cuba a sete ouros de igualar os 59 alcançados na edição anterior dos Jogos (no Rio de Janeiro, em 2007)".

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade