PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Guadalajara exibirá 130 obras de arte em tonéis de tequila

5 set 2011 - 22h27
(atualizado às 23h42)
Compartilhar

Um total de 130 obras de arte feitas em tonéis de tequila por pintores e escultores mexicanos serão exibidas durante os Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 entre os dias 14 e 30 de outubro.

O coordenador do projeto Arte em Tonéis Ferradura 2011, Alfredo Cordero, explicou nesta segunda-feira que a arte mostrada nestes tonéis darão as boas-vindas aos atletas e visitantes durante os jogos e mostrarão a cultura e os valores mexicanos.

"Queremos realçar nossa cultura e enaltecer a arte de Jalisco e do México tomando como pretexto a tequila, que é um dos símbolos mexicanos mais reconhecidos no mundo", disse o empresário.

A iniciativa é apoiada pela fábrica de tequila Ferradura, a secretaria de cultura do estado de Jalisco e a Prefeitura de Guadalajara, sede dos jogos.

Os tonéis que em algum momento já carregaram a bebida, foram trabalhadas por 24 artistas, como o cubano Waldo Saavedra e os mexicanos Lorenza Aranguren e Alejandro Fournier, assim como por 106 jovens pintores locais.

Os tonéis serão exibidos a partir de 28 de setembro no centro da cidade, assim como nas sedes esportivas e na Vila Pan-Americana. Ao finalizar os Jogos Pan-Americanos as obras de arte serão leiloadas para arrecadar fundos de ajuda a instituições filantrópicas do estado de Jalisco.

Os Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 reunirão 5,9 mil atletas de 42 países, que competirão em 36 modalidades esportivas.

Maurren Maggi garantiu classificação na final do salto em distância, em Daegu
Maurren Maggi garantiu classificação na final do salto em distância, em Daegu
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade