PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Guadalajara se despede dos Jogos Parapan-Americanos

21 nov 2011 - 01h41
(atualizado às 11h57)
Compartilhar

A quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, que aconteceu em Guadalajara, México, terminou neste domingo com uma cerimônia na qual reinou um ambiente festivo e de inclusão às pessoas com deficiência.

Na cerimônia de encerramento, que aconteceu no Estádio de Atletismo em Zapopan, Jalisco, cerca de 3 mil pessoas se reuniram para se despedir da competição continental, na qual o Brasil referendou sua hegemonia ao terminar como líder do quadro de medalhas, com 197 no total, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze.

Às 19h em ponto (23h de Brasília) a entonação do hino nacional mexicano foi a abertura do desfile dos 1.300 atletas dos 24 países participantes, que encheram de glória e exemplos de vida os 13 cenários esportivos desta competição.

O presidente do México, Felipe Calderón e o presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), o colombiano Octavio Londoño entregaram as medalhas aos atletas mexicanos que subiram os três degraus do pódio na maratona masculina para pessoas com cadeira de rodas, a prova mais importante do atletismo paraolímpico.

Um espetáculo de dança, que representou a força dos atletas paraolímpicos, marcou a mudança da praça olímpica para a cidade de Toronto, Canadá, que realizará os jogos em 2015.

A bandeira do Comitê Paraolímpico das Américas foi recebida pelo governador de Ontário, Dalton McGuinty e pelo ministro de Esportes do Canadá, Bal Gosal, com o que se inicia a conta regressiva para a próxima competição.

O grupo mexicano de rock Moderatto foi o encarregado de despedir os atletas a quem ofereceu um show, colocando o ponto final ao evento. Os Jogos Parapan-Americanos Guadalajara 2011 foram os segundos realizados de maneira conjunta com os Pan-Americanos.

Fogos iluminam o céu de Guadalajara durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Parapan-Americanos
Fogos iluminam o céu de Guadalajara durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Parapan-Americanos
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade