PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Marcado por gafe, "chefe" do Pan contorna saias-justas com piadas

10 out 2011 - 22h38
(atualizado às 23h57)
Compartilhar
Leandro Miranda
Direto de Guadalajara (México)

Na abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, Mario Vázquez Raña protagonizou uma das cenas mais hilariantes do evento: após iniciar uma frase de seu discurso com a palavra "hoy" ("hoje", em espanhol), o presidente da Odepa (Organização Deportiva Pan-Americana) foi saudado de volta por uma multidão de brasileiros no Maracanã com um sonoro "oi". Para evitar que a gafe se repetisse na cerimônia de encerramento, Raña arriscou um portunhol e soltou um desajeitado "hodje". Agora, quatro anos depois, o senhor de 79 anos voltou a mostrar sua veia cômica para escapar de situações embaraçosas.

Mario Vázquez Raña ficou marcado por puxar coro de "oooooooooi" do Maracanã lotado no Pan do Rio 2007
Mario Vázquez Raña ficou marcado por puxar coro de "oooooooooi" do Maracanã lotado no Pan do Rio 2007
Foto: Getty Images

Em entrevista dos membros do comitê executivo da Odepa, no último domingo, Raña foi bombardeado com perguntas sobre assuntos espinhosos, que envolviam desde atrasos em obras cruciais para o Pan até a polêmica sobre a contaminação da carne mexicana pela substância proibida clembuterol. Quando o clima prometia ficar tenso, porém, o veterano dirigente conseguia arrancar risadas dos presentes - o primeiro "exemplar" de humor veio após questionamento sobre a falta de garantias a respeito da entrega do estádio de atletismo a tempo.

"Já falamos a respeito das instalações, são as mais atrasadas, falamos com os responsáveis e todos se comprometeram. Estamos esperando a autorização e creio que não teremos problemas...", tentou minimizar. Em seguida, porém, parou de falar, balançou a cabeça e emendou: "bom, problemas nós teremos, mas teremos também a solução".

Outra polêmica encarada por Raña de forma leve foi a suspensão da seleção de futebol da Guatemala, que foi punida pelo comitê olímpico do próprio país e não irá ao Pan. Como o time da América Central ocupa o mesmo grupo do anfitrião México no torneio, o dirigente viu um "lado bom" no desfalque: "pelo menos já ganhamos o primeiro round", brincou, antes de destacar que El Salvador deve ser o substituto dos guatemaltecos.

À frente da Odepa há nada menos que 36 anos (assumiu em 1975), o presidente não deixou de fazer piada nem com ele próprio - quando um jornalista iniciou uma pergunta "lembrando" que Raña já era dirigente há muito tempo, ele o interrompeu e acrescentou: "até demais". E a experiência o ajudou a sair de outra saia-justa de forma sutil. Questionado se o número divulgado por ele de atletas inscritos no Pan (6.003) não seria exagerado, retrucou, despreocupado: "6.003, 6.002, 6.001... não vejo muito problema nessa diferença. Pode ser 6.005 também".

Mesmo longe de parecer pressionado, o "chefão" dos Jogos de Guadalajara deixou transparecer uma leve ânsia pelo fim da entrevista ao se antecipar ao assessor que, ao término de cada resposta, indagava se havia "alguma pergunta mais". "Algumas 20 perguntas mais?", brincou Raña. Foi a deixa para que a próxima pergunta fosse realmente a última, e para que muitas das dúvidas que ainda cercam a organização do Pan no México ficassem mesmo sem resposta.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na , e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade