PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Na prorrogação, futebol de cinco fecha Parapan com 81° ouro brasileiro

20 nov 2011 - 20h35
(atualizado às 23h35)
Compartilhar

A última final brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara foi uma das mais aguardadas neste domingo. Contra a Argentina, a Seleção masculina de futebol de cinco sofreu, mas não decepcionou: venceu por 1 a 0 na prorrogação e fechou o evento com o 81º ouro do País, líder absoluto no quadro de medalhas.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

O jogo era aguardado porque, a despeito do enorme predomínio da Seleção na primeira fase, acabou derrotada na última partida pela Argentina. Com o time reserva em campo, os brasileiros foram vencidos por 1 a 0. No jogo "para valer", disputando a medalha de ouro, o confronto foi novamente duro e complicado.

Em um esporte no qual placares extremamente elásticos são comuns, argentinos e brasileiros seguraram o 0 a 0 até a prorrogação. Ricardinho marcou o gol da vitória e da medalha de ouro, um merecido bicampeonato ¿ o time também venceu no Parapan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

O futebol de cinco é disputado por atletas de classe B1, que compreende totalmente cegos, sem qualquer percepção luminosa nos olhos. O campo é semelhante ao do futebol, mas reduzido, com barreiras para a bola não sair pela linha lateral. A bola conta com guizos, para ajudar na localização através do som.

Trata-se do 81º ouro do Brasil em Guadalajara, conquista que serviu para fechar com categoria uma campanha vitoriosa. O País foi insuperável no quatro de medalhas, somando também 61 de prata e 55 de bronze. No total, foram 197 subidas ao pódio por atletas brasileiros.

Seleção Brasileira comemora ouro conquistado sobre a Argentina
Seleção Brasileira comemora ouro conquistado sobre a Argentina
Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET / CPB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade