PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Odepa critica Copag por carne contaminada e fala em ganância

9 out 2011 - 21h48
(atualizado às 22h01)
Compartilhar

Leandro Miranda
Direto de Guadalajara (México)

O alerta da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) sobre o risco de a carne contaminada entrar no cardápio de alguns atletas durante o Pan-Americano de 2011 repercutiu neste domingo na Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa). O presidente da organização, Mario Vasquez Raña, criticou duramente o Comitê Organizador (Copag) por conta do risco de os esportistas consumirem a substância dopante clembuterol.

"Eu falo, me comprometo, mas falta o Comitê Organizador também cuidar de quem comprará a carne e de quem manejará essa carne. Mas a ganância...atrapalha quando uma rês se alimenta normalmente e outra rês se alimenta com esse tratamento que pode diferenciar por um ano. Em um ano se gasta muito dinheiro, e devemos ter cuidado em assuntos no qual está envolvido muito dinheiro", afirmou.

Segundo pesquisas realizadas recentemente no México, uma alta quantidade do alimento produzido e consumido no país está contaminada. Tais números obrigaram o Copag a divulgar medidas urgentes para "limpar" o estoque destinado aos atletas. A carne será vigiada pela polícia, as amostrar analisadas e os refrigeradores que abrigarão os produtos serão devidamente selados e guardados pela fiscalização.

Toda essa medida, segundo Raña, é para evitar constrangimentos durante a realização do Pan-Americano. "Temos que fazer isso para benefício dos nossos atletas. Estamos fazendo isso para atacarmos essa situação difícil. Iremos nos comprometer com a Wada, com o Copag, com tudo", afirmou o dirigente, que apenas pediu uma ponderação à agência.

"Só peço para a Wada ter muito cuidado ao punir os jogadores de futebol, e aqui no México também agora", relembrou ao citar os casos das suspensões dos atletas Francisco Rodríguez, Christian Bermúdez, Guillermo Ochoa, Antonio Naelson "Sinha" e Edgar Dueñas, flagrados com clembuterol no organismo em exames realizados antes da Copa Ouro, competição vencida pelo país e disputada entre 5 e 25 de junho.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

O presidente (esq) criticou o Copag por conta dos sérios riscos da contaminação da carne destinada aos atletas
O presidente (esq) criticou o Copag por conta dos sérios riscos da contaminação da carne destinada aos atletas
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade