PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Organização comemora presença de Cielo e "superlotação" no Pan

6 out 2011 - 15h15
(atualizado às 22h56)
Compartilhar
Allen Chahad
Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara

Em balanço realizado nesta quinta-feira, a oito dias da abertura dos Jogos Pan-Americanos, os organizadores do evento comemoraram a "superlotação" de atletas inscritos. Serão 5.966 no total, número que supera o recorde de 5.633 que havia sido estabelecido na última edição, realizada em 2007, no Rio de Janeiro. Além disso, o comitê organizador (Copag) destacou a presença de grandes estrelas do esporte no cenário mundial, sendo o primeiro citado o nadador brasileiro Cesar Cielo.

"Da equipe de natação do Brasil, veremos o time de primeira linha, com Cesar Cielo e Felipe (França da) Silva", disse Ivar Sisniega Campbe, diretor de operação e esportes do Copag.

No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, em julho passado, Cielo ganhou medalhas de ouro nos 50 m livres e nos 50 m borboleta; já França ficou em primeiro nos 50 m peito. "Depois de ver quais atletas virão, a verdade é que esta é (a edição) mais forte de todos os tempos", completou o dirigente.

O fato de haver 15 modalidades em disputa em Guadalajara que valerão classificação para a Olimpíada de Londres 2012 foi apontado como o principal motivo do sucesso nas inscrições.

O México, dono da casa, terá a maior delegação, com 644 atletas em todas as modalidades, seguido pelos Estados Unidos, com 620. Os americanos só não terão um time de futebol, senão ultrapassariam os mexicanos. O Brasil, com 519, é o terceiro país com o maior número de atletas. Canadá (493), Cuba (442) e Venezuela (387) completam a lista dos seis primeiros, que, somados, terão 3.105 inscritos - mais de 50% dos participantes.

O diretor de operação e esportes do Copag citou o exemplo do hipismo, que terá recorde de atletas na história dos Jogos, com 157, 27 a mais do que no Rio de Janeiro 2007.

Sisinega ainda destacou a participação de equipes campeãs mundiais em esportes coletivos, como vôlei do Brasil e o beisebol de Cuba, além de destaques individuais como Elizabeth Pelton, jovem nadadora americana de 17 anos, que conseguiu o ouro no 4x100 medley no mundial de Shangai, neste ano.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Ivar Sisniega Campbe, diretor de operação e esportes do Copag, fala durante coletiva
Ivar Sisniega Campbe, diretor de operação e esportes do Copag, fala durante coletiva
Foto: Allen Chahad / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade