PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Pan prepara segurança com Interpol para monitorar ações

4 out 2011 - 08h06
(atualizado às 08h13)
Compartilhar

A organização dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 está disposta a realizar um evento seguro. E para isso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do México conta até mesmo com a ajuda da Interpol para monitorar as ações ao longo da programação oficial.

Segundo dados divulgados pela SSP, a polícia internacional estará permanentemente conectada com o Centro Principal de Comando, unidade de controle criminal localizada no pavilhão da Expo Guadalajara - esta, por sua vez, a casa do International Broadcasting Center.

Além disso, o Pan 2011 também contará com a "versão continental" da Interpol, a Ameripol, que investiga crimes internacionais cometidos entre países das Américas. Os dois órgãos terão acesso integral às cerca de 650 câmeras espalhadas pelo Comitê Organizador do Pan de Guadalajara (Copag), e que monitoram sedes, estádios e zonas metropolitanas das cidades envolvidas.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Polícia Federal mexicana realizou um exercício de segurança para a imprensa presente a Guadalajara. Presentes ao Estádio Omnilife, que receberá a abertura do Pan, os jornalista acompanhariam uma simulação de ação antibomba - que foi cancelada sem explicação oficial e que acabou substituída por um sobrevoo de helicóptero sobre a Vila Pan-Americana e sobre o próprio estádio.

Em âmbito nacional, o esquema de segurança em Guadalajara contará com uma rede de 18 órgãos, que vai da Polícia Federal e da Defesa Nacional, passa pela Secretaria de Relações Exteriores e se estende até ao Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS) e à Cruz Verde. Segundo a assessoria da própria Polícia Federal, cerca de 11 mil homens serão coordenados pela entidade "para somar esforços e oferecer as condições de segurança necessárias que puderem gerar" para as delegações dos 42 países presentes.

O aparato ainda conta com helicópteros, aviões não-tripulados, ambulâncias, motos, carros de patrulha e veículos blindados - tudo apresentado com relativo estardalhaço nesta segunda-feira por Genaro García Luna, secretário federal de Segurança Pública, e Rafael Avilez, chefe da Divisão de Forças Federais. "Com estas ações, a Secretaria de Segurança Pública federal referenda seu compromisso de proteger e servir à comunidade", encerra a SSP.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

11 mil homens serão os responsáveis pela segurança dos Jogos Pan-Americanos
11 mil homens serão os responsáveis pela segurança dos Jogos Pan-Americanos
Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade