PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Revoltados, voluntários ainda fazem fila por uniforme e credencial

11 out 2011 - 17h59
(atualizado em 14/10/2011 às 19h59)
Compartilhar
Emily Canto Nunes
Direto de Guadalajara (México)

Os últimos dias antes dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara têm sido tensos para a organização do evento. A homologação do Estádio de Atletismo na manhã desta terça-feira, com direito a entrada triunfal de uma assistente para entregar o documento da Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF) ao presidente do Comitê Organizador do Pan de Guadalajara (Copag), Carlos Andrade Garín, é só mais um capítulo do que pode se tornar uma novela mexicana. A 72 horas da abertura, na sexta-feira, cinco sedes ainda estão incompletas. No quartel-general dos Jogos Pan-americanos, o Guadalajara Expo, voluntários fazem fila desde as 8h da manhã para pegar o que resta do uniforme ou se aglomeram no centro de retirada de credenciais.

Voluntários esperaram por horas para conseguir retirar suas credenciais
Voluntários esperaram por horas para conseguir retirar suas credenciais
Foto: Emily Canto Nunes / Terra

Primeira da fila, a professora Sonia Govea Rodrigues contou ao Terra que chegou às 8h para enfrentar mais uma manhã de espera. É a quinta vez que Sonia, que irá trabalhar de tradutora durante o Pan, volta para buscar o restante do material de voluntário. "Cada dia falta algo: um dia é o cordão da credencial, outro dia é o uniforme, a camiseta, o casaco", disse ela, que ainda precisava do uniforme completo. Além de revoltada, a professora se preocupava por faltar trabalho para retirar o restante do kit. Seu trabalho de tradutora no Pan será comissionado, mas segundo ela, a organização do evento e os diretores das escolas não combinaram a liberação dos profissionais para pegar o material.

Quem também estava indignada com a situação era Francisca Osorio y Rodriguez, que irá trabalhar na cerimônia de abertura. Aposentada, ela disse ao Terra que era uma falta de respeito o que a organização do Pan estava fazendo com os voluntários, pessoas que por "amor ao esporte, a sua cidade" estavam dispostas a ajudar. Francisca, que voltava pela quarta vez para retirar o restante do kit, disse que até pelo selo holográfico da credencial teve que voltar outro dia ao local e ficar esperando na fila.

A jovem Jennifer Cardenas também voltava pela quarta vez às instalações do Pan para buscar o cordão oficial da credencial e o casaco do uniforme. De acordo com ela, cada dia a organização dizia que no outro dia a peça estaria à disposição dos voluntários. Cadastradas como voluntárias desde o meio do ano, as três foram as primeiras a entrar no prédio por volta das 12h, mas a fila que desde cedo dobrava a esquina não diminuía de tamanho nem mesmo no meio da tarde desta terça-feira.

Angeles López, da área de credenciamento de imprensa, também com filas, explicou que a quantidade de voluntários sem o kit ainda é grande porque muitos dos que foram cadastrados tardiamente ainda estão sendo entrevistados para depois serem designados a determinada função e área dos Jogos Pan-Americanos. Quanto aos cordões, houve um problema com os patrocinadores e por isso algumas credenciais foram entregues com cordões pretos. Os cordões oficiais, porém, já chegaram e a troca já está sendo feita segundo Angeles.

A expectativa de Angeles é que até sexta-feira o congestionamento de pessoas no credenciamento e as filas por uniforme diminuam bastante, pois os policias que trabalham na área estão fazendo um trabalho intenso para que ninguém entre sem credencial em lugar algo do Pan. Sendo assim, todos aqueles que ainda estão sem credenciais acabam sendo ¿obrigados¿ a retirá-las o quanto antes. A responsável pela entrega dos uniformes do Pan não foi encontrada para comentar o assunto.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na , e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade