PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Rock e rancheras são os selos musicais da abertura do Pan

10 out 2011 - 16h30
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Rubén Giedrys
César Juárez
Direto de Guadalajara (México)

Apesar do sigilo dos organizadores sobre os detalhes que caracterizam a festa de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, pelo menos já se sabe os nomes das bandas e artistas que formarão parte da cerimônia que marcará o início da competição. Desde música eletrônica à tradicional ranchera, passando pelo rock e pop, a celebração terá estilos bem diversos que o Terra aponta abaixo.

Maná

Mítica banda mexicana de muito sucesso no final dos anos 90, o grupo, liderado por Fernando Olvera, terá o prazer de tocar na terra em que começaram a se apresentar por volta de 1978, quando ainda eram conhecidos pelo nome "Sombrero Verde".

"É a primeira vez que estamos em um evento esportivo. Estamos gostando e ainda mais que seja em Guadalajara, onde se formou o grupo", assinalou o baixista Juan Calleros.

Embora a banda tenha lançado, em abril deste ano, o disco Drama e Luz, o oitavo da carreira, eles estão longe do momento de glória que viveram quando gravaram Maná MTV Unplugged, em 1999, um disco que os permitiram consolidar suas músicas em toda a América Latina.

Atualmente, os músicos mexicanos seguem desfrutando dos louros, a tal ponto que a organização da festa inaugural dos Jogos o qualificou como "os maiores de Jalisco para apresentar ao mundo".

Vicente e Alejandro Fernández

Se você está à procura de um ícone da música de Jalisco e até do México, este é Vicente Fernández. Conhecido, entre outros apelidos, como o "Filho do Povo", o cantor veterano de rancheras já ocupa um lugar ao lado de nomes históricos da canção mexicana como Jorgete Negrete, Pedro Infante e Javier Solís. Seu estilo de música, passional, quase emotivo, sem importar do que trate a canção, é o selo de Don Vicente, que aos 71 anos já leva mais de 75 milhões de discos vendidos.

Seguindo em parte o modelo de seu pai, Alejandro Fernández é hoje uma das vozes mais representativas da música mexicana, misturando estilos como ranchera, baladas e até o pop. Com 40 anos, "o Potro" tem vendido mais de 20 milhões de cópias graças à boa aparência e por ser um dos homens mais desejados pelas mulheres de seu país.

Juanes

Juan Esteban Aristizábal Vásquez, considerado por muitos uma espécie de "Bono" (vocalista do U2) latino-americano por seu compromisso com diferentes ações sociais, foi um dos últimos músicos a ser anunciados como participante do show de abertura. "A Dios le pido" e, principalmente, "La camisa negra" foram os hits que fizeram deste colombiano de 38 anos umas das grandes estrelas da música latina, mantendo-se em alta na última década.

Seu estilo musical mistura rock, pop e até gêneros rurais colombianos e o converteu em um ganhador de vários prêmios, como 19 Grammys Latinos, 1 Grammy Inglês, 9 prêmios MTV, 2 NRJ Radio Awards, 9 prêmios "Lo Nuestro" e destaque no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile.

Além disso, por organizar concertos de Paz Sem Fronteiras na divisa entre Colômbia e Venezuela, foi criticado. Foi, inclusive, ameaçado por exilados cubanos pelo show montado na Praça da Revolução de Havana, onde quis mandar uma mensagem de paz a mais de um milhão de pessoas.

DJs Bostich + Fussible (integrantes de Nortec Collective)

A música eletrônica também terá um lugar de destaque na festa inaugural dos Jogos Pan-Americanos e essa missão está ao cargo dos DJs Bostich e Fussible, integrantes do Nortec Collective. Formado em Tijuana, no norte do México, combinam os sons mais modernos com aqueles originários e tradicionais daquela zona do país, como o acordeão.

Os músicos fazem parte do cenário da música mexicana dos últimos anos e ganharam o gosto dos jovens pelo estilo novo e, às vezes, tradicional, que os remonta às raízes da música asteca. Desde 1999, tanto em nível individual como coletivo, este grupo já gravou 24 discos e tudo indica que seguirão tendo êxito por um bom tempo.

Lila Downs e Eugenia León

Representante do folclore mexicano, Lila Downs leva a essência da música mexicana ao nível da arte, convertendo-a em figura de culto a orelhas exigentes. Embora muitas vezes interprete canções populares, seu estilo é requintado, a ponto de ser reconhecida mundialmente por elevados setores culturais. Aos 43 anos, a cantora nascida em Tlaxiaco, Oaxaca, e de uma beleza particularmente mexicana, parece seguir o mesmo caminha da mítica Chavela Vargas.

Eugenia León, no entanto é reconhecida pelo estilo peculiar de interpretação da música de seu país, convertendo sons antigos em peças com toques artísticos. Além disso, é conhecida pelo ativismo em prol da cultura no México.

Mariachi Vargas de Tecalitlán

Se algo caracteriza este grupo, quase uma marca registrada no México, é a sua antiguidade: foi criado, em 1898 pelo maestro Gaspar Vargas López. É reconhecido como melhor mariachi do mundo e atualmente está em sua quinta geração. Ainda que tenham iniciado suas atividades no fim do século XIX, só em 1937 gravaram seu primeiro disco. Desde então até nossos dias, somam mais de 50 discos, além de terem sido os acompanhantes de reconhecidos artistas como Jorge Negrete, Pedro Infante e até Luis Miguel.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fernando Olvera, da banda Maná, será a principal atração na abertura do Pan-Americano
Fernando Olvera, da banda Maná, será a principal atração na abertura do Pan-Americano
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade