1 evento ao vivo

Rosas gigantes enfeitarão Guadalajara durante o Pan

3 set 2011
18h55
atualizado às 21h42

Esculturas de rosas gigantes embelezarão Guadalajara durante os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre 14 e 30 de outubro na cidade mexicana, anunciaram neste sábado os organizadores do espetáculo.

Cada rosa medirá 2 m de altura e 3 m de base e serão colocadas no aeroporto, em praças e parques públicos, assim como em hotéis, edifícios históricos e pontos turísticos da capital do Pan deste ano.

O projeto conhecido como Rosafest contará com 42 flores que representarão a cultura dos países participantes, assim como algumas outras que promoverão a imagem da cidade, explicou a desenhista das esculturas que servirá de base, Karla de Lara.

As pétalas, de fibra de vidro, mostrarão os traços de artistas plásticos como os cubanos Waldo Saavedra e José Fors, do britânico Jason Moreno e do americano Jeremy Penn, assim como de pintores mexicanos.

Karla disse que a iniciativa procura tornar mais agradável a cidade de Guadalajara para atletas e turistas que visitarão a sede pan-americana, além de promover a arte.

"Achávamos que era necessário embelezar a cidade para dar as boas-vindas aos visitantes, mas também para mostrar as características dos países que vêm aos Jogos por meio da arte", explicou a criadora.

Karla declarou que as esculturas recuperam a imagem da Guadalajara antiga, que era conhecida como "Cidade das Rosas" pela proliferação das flores em suas praças e parques.

As obras serão instaladas no final do mês de setembro e permanecerão nas praças e ruas públicas até dezembro, depois que terminarem os Jogos Parapanamericanos, que acontecerão do dia 12 ao dia 20 de novembro.

Maurren Maggi garantiu classificação na final do salto em distância, em Daegu
Maurren Maggi garantiu classificação na final do salto em distância, em Daegu
Foto: Reuters
EFE   
publicidade