PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Rota de bandidos, rede de esgotos terá segurança reforçada

5 set 2011 - 10h56
Compartilhar

Diante dos recentes episódios de violência ocorridos no norte do México, como o tiroteio fora do Estádio Santos, em Torreon, e do ataque e incêndio ao Casino Royale Monterrey, que matou 52 pessoas, funcionários e líderes dos Jogos Pan-americanos prometem um grande dispositivo de segurança, garantindo que não vai acontecer qualquer problema parecido durante o evento.

A segurança não vai ignorar um ponto vulnerável que tem sido usado pelos criminosos: a rede de esgotos e drenagem da área metropolitana. Haverá uma operação especial para que ela não seja usada para atentados, segundo Jorge Santoyo, diretor do Sistema de Monitoramento de Água Intermunicipal e Esgotos (PCIS).

Enquanto isso, o Governador de Jalisco (Estado onde encontra-se Guadalajara, sede do Pan), Emilio Gonzalez Marquez, que também é presidente do Comitê Organizador de Guadalajara 2011, diz que é de sua responsabilidade garantir que os Jogos acontecem com calma, mas reconhece os problemas no Perla Tapatia com os infratores. Para garantir a paz, serão investidos 100 milhões de pesos (pouco mais de oito milhões de dólares) de 1,5 milhão que foram obtidos através de uma dívida para reforçar a segurança da área metropolitana.

O governador solicitou um empréstimo para a compra de sistemas de monitoramentos, a conclusão do Centro Metropolitano de Detenção, a aprovação do serviço telefônico reclamações e de emergência 066 e 089 (similar ao 190) e um investimento de cerca de US $ 31 milhões para infra-estrutura.

Por outro lado, o presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), Mario Vazquez Rana disse que todas as precauções foram tomadas. "Eu odeio dizer que estamos totalmente seguros. Há sempre muita coisa para fazer. No entanto, temos tudo protegido, tanto a cidade e as instalações, como os hotéis", disse.

O ministro do Interior, José Francisco Blake Mora, e o governador Gonzalez Marquez instalou recentemente um grupo local que vai coordenar a segurança durante a disputa dos Jogos. Nesse sentido, ambos acordados nas rotas prioritárias para a cooperação que os Jogos são realizados em uma atmosfera de "harmonia e entusiasmo para o público local e visitantes".

De acordo com dados da Secretaria Executiva do Sistema Nacional de Segurança Pública do Estado de Jalisco, de janeiro a maio 2011, havia 58.408 crimes. Destes, 9.076 estão sob jurisdição Federal, de modo que Jalisco é o segundo colocado no ranking do país, abaixo da Cidade do México, que registrou 11.249.

Destes crimes listados, 69,38% sob jurisdição federal são ligados à saúde, com destaque para a posse e uso de drogas, com 3412 e 2428 casos respectivamente. Todas as outras violações da lei cometidas em Jalisco foram categorizadas como violações do ato eleitoral, ambiental, fiscal e de propriedade, entre outros.

Por crimes comuns, o valor aumenta consideravelmente: 49.332 comprometidos de janeiro a maio de 2011. Roubo se destaca dos outros com 19910 casos, de residências e lesões nas ruas.

Maurren Maggi garantiu classificação na final do salto em distância, em Daegu
Maurren Maggi garantiu classificação na final do salto em distância, em Daegu
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade