PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Segurança faz exibição e permite vista aérea de estádio da abertura do Pan

3 out 2011 - 17h50
(atualizado às 20h19)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara

A organização dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 projetou uma grande exibição de força nesta segunda-feira para apresentar as medidas de segurança que serão colocadas em prática ao longo da competição. Porém, mesmo com um grande contingente de agentes, com veículos e helicópteros, acabou apenas realizando um exercício discreto e pouco esclarecedor no Estádio Omnilife, palco das cerimônias de abertura e encerramento do Pan.

Centenas de homens participaram da demonstração diante da imprensa, na qual mostraram confiança na contenção de distúrbios. O ponto alto da exibição foi um passeio dos jornalistas em um helicóptero da Polícia Federal sobre a Vila Pan-Americana e o próprio estádio. Na primeira, foi possível visualizar bandeiras de atletas mexicanos e canadenses nas sacadas dos apartamentos; no segundo, detalhes do palco da cerimônia de abertura do Pan 2011.

Ao longo de cerca de duas horas do exercício de segurança, agentes circularam pelas dependências do estádio, ao qual os jornalistas tiveram acesso restrito. Porém, a simulação de controle de suspeita de bombas, principal atividade programada na arena do Chivas Guadalajara, foi suspensa - inicialmente, ainda sem uma explicação oficial. Rafael Avilés, diretor de Divisão das Forças Federais, deixou o local sem se pronunciar oficialmente. A assessoria de imprensa da Polícia Federal mexicana também não apontou uma razão.

Com nove helicópteros e dezenas de veículos terrestres, agentes da Polícia Federal e da Proteção Civil mantiveram a supervisão em todo o entorno. Segundo Juan Carlos Buenrostro, encarregado do departamento de imprensa da Polícia Federal, o exercício nas sedes era diário, e "parte da capacitação dos elementos envolvidos". O plano apresentado envolve vigilância por câmeras de torcedores e evacuação de sedes, entre outras ações.

Apesar do cancelamento da simulação da bomba, Juan Carlos Buenrostro se mostrou otimista com o andamento das simulações de segurança nas sedes, nas quais cerca de 11 mil homens estão envolvidos. "Estão se preparando para qualquer exercício que ponha a polícia em ação", disse o responsável da Polícia.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade