1 evento ao vivo

Seleção masculina conquista ouro no goalball; mulheres são prata

20 nov 2011
00h11
atualizado às 11h03

A Seleção Masculina de goalball conquistou, neste sábado, a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. O time, que havia garantido vaga na Paraolimpíada de Londres, em 2012, ao passar pelas semifinais, coroou a boa campanha com uma vitória por 5 a 3 sobre seus principais adversários na categoria.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

Os brasileiros saíram perdendo no marcador, mas conseguiram empatar a partida antes do fim do primeiro tempo, deixando 2 a 2. Na segunda etapa, abriram 4 a 2, mas os Estados Unidos reagiram, marcando uma vez. Um gol no final garantiu a conquista. Alexsander Celente, três vezes, e Romario Marques, duas, fizeram os gols pelo time brasileiro.

Pelos americanos, Tyler Merren, Joseph Hamilton e Donte Mickens pontuaram para tentar evitar a derrota, mas acabaram com a medalha de prata. Já a Seleção Brasileira feminina teve tristeza dupla neste sábado: perdeu a final ao ser derrotada por 2 a 0, com gols de Asya Miller.

O goalball é o único esporte criado exclusivamente para deficientes: em 1946, o austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle inventaram a atividade para ajudar na reabilitação de veteranos da Segunda Guerra Mundial. Participam da partida atletas cegos de diversos graus, que fazem arremessos rasteiros em direção ao gol adversário com o objetivo de balançar as redes. Todos os atletas são arremessadores e defensores.

Já confirmada em Londres desde a semifinal, o Brasil ainda conquistou o ouro ao ganhar a final dos EUA
Já confirmada em Londres desde a semifinal, o Brasil ainda conquistou o ouro ao ganhar a final dos EUA
Foto: Luciana Vermell / FOTOCOM.NET / CPB / Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade