PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Terra entra na Vila do Pan e mostra rotina dos atletas brasileiros

14 out 2011 - 12h57
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Celso Paiva
Tarian Chaud
Direto de Guadalajara

Em uma rara oportunidade, a equipe do Terra teve acesso para conhecer a área residencial do Brasil dentro da Vila Pan-Americana, local onde os atletas dormem, descontraem com integrantes de outras modalidades e países, além de passar o tempo de folga quando não estão treinando e competindo em Guadalajara.

Terra transmite ao vivo Cerimônia de Abertura do Pan de Guadalajara

O local, que possui seguranças até nas coberturas dos edifícios, transparece tranquilidade, mesmo com o número grandioso de atletas que circulam por lá. A reportagem foi recepcionada por um pequeno cachorro vira-lata, que estava próximo à área do refeitório. "Ele é o nosso mascote. Sempre comparece nos almoços", afirmou Christian Dawes, assessor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ao chegar ao prédio do Brasil, a entrada é pelo subsolo. Na área, equipes médicas de diversos países como Cuba, Argentina, entre outros fazem o atendimento aos atletas. Neste subsolo, a delegação brasileira também monta todo o esquema de apoio.

De um lado, uma sala de almoxarifado controlada pela ex-campeã de vôlei de praia, Adriana Behar. Enquanto o Terra fazia a visita, algumas atletas da natação ocupavam o lugar para pegar as roupas que usarão na Cerimônia de Abertura. "Casaco M não tem mais, mas acho que para você M não serve", disse Behar para uma das atletas.

Na outra ponta do corredor, a equipe de futebol masculino, que tinha acabado de chegar na Vila, sai de uma sala de reuniões e segue em direção aos quartos, causando um pequeno tumulto no elevador, já que não cabia todo mundo. Próximo a sala de reuniões, de onde saíram os boleiros, há uma mini lan house montada pelo COB, onde mexiam no Twitter e falavam com amigos atletas como Diogo Silva, primeiro medalhista de ouro do Pan do Rio, e Fabíola Molina, experiente nadadora.

No subsolo ainda fica o departamento médico do COB. Subindo as escadas, o que se vê na parte interna da Vila é uma verdadeira overdose de bandeiras dos mais diversos países. O Brasil está cercado por um lado pela Venezuela e pelo outro por Cuba.

No ambiente, alguns atletas brasileiros se divertem nas sacadas de apartamentos, brincam e ainda apreciam a paisagem. Outros, como o nadador Bruno Fratus, preferem ficar no saguão escutando música e mexendo em aparelhos eletrônicos.

Chefe de missão e guia do tour feito pelo COB para os jornalistas, o ex-jogador Bernard Rajzman ainda abriu a porta do quarto dele para a visita do Terra. O local possui uma suíte que garante o conforto que o ex-atleta de vôlei precisa para chefiar a equipe que terá mais de 800 pessoas. Além disso, tem a grande novidade desta Vila Pan-Americana: toda mobília é feita de papelão (mesas, cadeiras e sofá).

Com todo o aparato necessário, o que se espera agora é apenas o início das competições, marcadas para este sábado. De quartos como os vistos pelo Terra, há a expectativa de diversas medalhas para o Brasil e de classificações antecipadas para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade