PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Teste para arena do Pan tem público feminino e México campeão

25 set 2011 - 13h24
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Celso Paiva
Marcelo do Ó
Direto de Guadalajara

Neste sábado (horário do México), terminou o primeiro teste para o Ginásio São Rafael, arena que vai receber os torneios de handebol e karatê dos Jogos Pan-Americanos. Em um quadrangular que envolveu os times das províncias de Jalisco e de Colima, o time do Instituto Politécnico Nacional (IPN) - que nada mais é do que a seleção mexicana, em preparação para o Pan - levou a melhor e ficou com a taça.

Na presença de muitas mulheres e jovens na arquibancada de uma das sedes construídas para o evento, o time nacional venceu o Colima na última rodada por 47 a 22. A partida encerrou a preparação da equipe para o torneio. Seu treinador, Vitor Romero Valência, acredita que o time tem um bom preparo físico, embora precise de mais velocidade. Perguntado sobre o futuro do grupo no Pan, ele acredita que a equipe terá um bom desempenho. "Esta seleção tem um ano de conjunto, portanto, se ficarmos entre os quatro primeiros, estará ótimo".

O torneio quadrangular, incluído na agenda Rumbo a Guadalajara 2011, foi a primeira competição do Ginásio São Rafael. Inaugurado no último dia 21 de setembro, tem capacidade para 1541 expectadores e está situado ao lado de uma das áreas de treinamento do Chivas Guadalajara, clube de futebol local. A 22km da Vila Panamericana, tem o acesso facilitado por grandes avenidas, mas na chegada, o torcedor tem que tomar alguns cuidados.

Não há estacionamento no ginásio. Quando a reportagem do Terra chegou ao local, foi orientada por um policial a entrar numa viela de terra indicada como estacionamento. Poucos metros a frente, as vagas, na verdade, eram casas com moradores curtindo o fim da tarde. A imprensa também teve trabalho na cobertura da rodada decisiva. Com entradas diferentes para zona mista (ao lado da quadra) e para as tribunas (na arquibancada superior), os repórteres tem que passar duas vezes pela revista com detector de metais.

"Essa instalação foi construída em três anos e paga com dinheiro do governo de Jalisco e pela cidade de Guadalajara. Creio que está tudo pronto", explica Ivan Sisniega, presidente da Federação Mexicana de Handebol e membro do Comitê Organizador do Pan-Americano de Guadalajara -COPAG. A nova arena já tem destino certo após os jogos. "Vai ser uma arena com muitas atividades esportivas, não só do handebol, mas também do basquete e vôlei", destacou Sisniega.

Após a partida, o treinador da seleção mexicana, que conhece bem o handebol brasileiro disse em entrevista coletiva que Brasil e Argentina são os favoritos para a medalha de ouro. No entanto, não descarta surpresas. "Já atuamos contra um time de Blumenau (Santa Catarina) e perdemos apenas por três gols. Não é impossível bater o Brasil". Ainda falando da Seleção Brasileira, Vitor Valência analisou os principais jogadores. "Creio que Bruno Souza é diferenciado, mas o Brasil tem alguns jogadores que atuam na Europa que tem apenas 24 anos aproximadamente. Sabemos que há dias em que o Brasil supera a Argentina e vice-versa, mas o time mantém uma base, isso é importante", ressaltou.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade