PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Triatleta aposta em calor, umidade e "3º pulmão" para chegar ao pódio

24 set 2011 - 19h19
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de San Luis Potosí (México)

O triatleta brasileiro Reinaldo Colucci é apontado como o brasileiro com mais chances de alcançar uma medalha na prova do triatlo dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começam a ser disputados no próximo dia 14 de outubro. Como o esporte tem uma das provas disputadas no mar - que Guadalajara não tem -, a competição acontecerá na cidade de Porto Vallarta, próxima à sede do Pan.

O local, de clima tropical, tem temperatura média acima dos 30º C nesta época do ano. Aliada à umidade alta, é vista por Colucci como um dos trunfos para tentar uma medalha.

"Eu vim aqui com o objetivo de brigar por uma medalha. Eu me considero entre os seis, sete atletas que podem estar brigando por uma vitória. Uma coisa que vai favorecer muito a gente é que a prova do triatlo é em Porto Vallato, não é em Guadalajara. E lá é bastante úmido, bastante calor. No caso de Estados Unidos e Canadá, que tem um inverno mais rigoroso, os atletas acabam sentindo um pouco mais. Temos grandes chances de estar brigando, até quem sabe por mais de uma medalha", diz.

O planejamento de um mês de treinamentos na altitude da cidade mexicana de San Luis Potosi (1.860 m) também é algo visto como positivo. "Treinar na altitude torna mais difícil realizar a performance em si do treinamento. Para a hora que descer ao nível do mar, conseguir aproveitar esse oxigênio a mais, esse pulmão a mais que a gente vai conseguir na altitude", afirma.

Ele lembra que este ano o nível do Pan-Americano será bastante elevado, já que o medalhista de ouro alcança automaticamente uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.

"Diferententemente dos outros Pan-Americanos, os times americano e canadense vieram completos, pois eles não têm as três vagas garantidas já para Londres. Então, o campeão de Guadalajar vai ter a vaga direta para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Vai ser uma disputa acirrada, mas eu estou confiante que posso fazer uma grande prova", diz.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade