0

Yane Marques conquista 1ª medalha do Brasil em Guadalajara

15 out 2011
18h56
atualizado às 19h40
Renato Pazikas
Angela Sánchez
Direto de Guadalajara

A brasileira Yane Marques conseguiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no pentatlo moderno, disputado no Club Hipica, em Zapopan. A atleta ficou com a prata, apesar de ter iniciado o evento combinado entre tiro e corrida na primeira posição. A americana Margaux Isaksen, vencedora na esgrima, ganhou a corrida e ficou com o ouro. As duas pentatletas se classificaram para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A mexicana Tamara Vega completou o pódio, conseguindo o bronze.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Yane era uma das grandes esperanças de medalha do Brasil, já que chegou à competição continental como quinta colocada no ranking mundial do esporte. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, esteve no local da disputa para acompanhar a prova da atleta, que teve um excelente início de prova, não tendo ficado atrás da segunda colocação em nenhum momento.

A brasileira terminou a esgrima na segunda posição, atrás de Isaksen, que conquistou 25 vitórias, uma a mais que Yane. Na natação, a prova terminou com liderança do Brasil. Yane completou a etapa em primeiro, com 2min12s41, seguida de Priscila Oliveira, com 2min17s10. A americana foi a terceira.

Com uma apresentação sem falhas no hipismo, Yane Marques conseguiu a pontuação máxima e ampliou sua vantagem sobre Isaksen, que terminou em quarto.

Pela vantagem conseguida nos três primeiros eventos, a pernambucana largou para a última etapa com 20s de vantagem da americana e se manteve na liderança até o começo da metade final do tiro e corrida. Sofrendo com o forte sol, Yane Marques não conseguiu implementar um ritmo forte e permitiu que Isaksen se tirasse a diferença e a ultrapassasse.

A americana encerrou a disputa com 5.356 pontos, tendo terminado a etapa mista em 12min38s39. Yane Marques somou 5.260 pontos na classificação final, e completou a corrida com tiro em 13min22s13. Tamara Vega chegou aos 4.956 pontos. A outra brasileira da prova, Priscila Oliveira, encerrou sua participação em nono, com 4.716 pontos.

A pernambucana conquistou sua segunda medalha na história dos Jogos Pan-Americanos. Em 2007, ela foi ouro na edição do Rio de Janeiro.

Entenda o pentatlo:

As competidoras marcam pontos a cada prova. A atleta com o maior número de pontos depois das três primeiras disputas sai em primeiro lugar no evento combinado. As outras competidoras formam uma fila atrás da líder com um intervalo de 1s por cada diferença de quatro pontos. A primeira atleta a cruzar a linha de chegada ao final do evento combinado é a vencedora.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011
http://wap.terra.com.br/pan2011/
http://www.facebook.com/TerraBrasil




Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade