PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Yane Marques vence no hipismo e se aproxima do 1º ouro brasileiro

15 out 2011 - 14h10
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Renato Pazikas
Angela Sánchez
Direto de Guadalajara

A brasileira Yane Marques, do pentatlo moderno, se aproximou do bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos. Neste sábado, após as três primeiras provas da modalidade - esgrima, natação e hipismo - a atleta aparece na primeira colocação geral, com 3.468 pontos somados e larga com boa vantagem sobre a segunda no evento combinado de tiro e corrida, última etapa da modalidade.

De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Ao final da prova de esgrima, que foi realizada no Club Hipica, em Guadalajara, Yane conquistou 24 vitórias - um a menos que a americana Margaux Isaksen - e oito derrotas, somando 1.056 pontos.

A americana, principal adversária da brasileira na disputa pela medalha de ouro, somou 1.084 pontos ao final da primeira prova. Yane chegou a ser anunciada como líder ao lado da rival, porém, mais tarde, a organização reviu o resultado e rebaixou a brasileira em uma posição.

Outra brasileira, Priscila Oliveira, terminou a prova de esgrima na décima colocação, com 15 vitórias e 17 derrotas, somando 804 pontos.

Assim que terminou a primeira etapa, as atletas se trocaram no próprio local da disputa e se prepararam para a segunda prova: a natação - 200 m livre.

Na natação, Yane confirmou o favoritismo e venceu com o tempo de 2min12s41, assumindo a liderança, com 2.268 pontos. Priscila de Oliveira foi muito bem, chegando em segundo, com 2min17s10, seguida por Isaksen, que marcou 2min19s93.

Já no hipismo, 3ª etapa, a líder zerou o circuito. Montada no cavalo Huraño, a brasileira completou o percurso com perfeição, não cometendo nenhuma falta, em 1min19s67, e ganhou mais 1.200 pontos. Isaksen, 2ª colocada no geral, realizou uma falta e somou 1.180 pontos, ficando em 4º.

A mexicana Thelma Martinez também concluiu o circuito sem erros, em 1min24s80, e conseguiu a mesma quantidade de pontos que a brasileira, que ampliou a distância na liderança da prova. Priscila Oliveira cometeu quatro faltas e terminou em oitavo, ganhando 1.164, enquanto Melanie Mccann, 3ª no geral, ficou em 11º, somando mais 1.140.

Na disputa do evento combinado, que inclui corrida e tiro, a brasileira largará com 20s de vantagem em relação à segunda colocada e mais de um minuto da 3ª.

Na classificação geral, Yane Marques soma 3.468 pontos, seguida pela americana Margaux Isaksen (3.388) e pela canadense Melanie Mccann (3.204), já distante da disputa pelo 1º lugar. Priscila Oliveira ocupa a 5ª colocação (3.124).

Campeã no pentatlo moderno no Rio de Janeiro, em 2007, Yane é a quinta colocada no ranking mundial e grande esperança do País para conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil em Guadalajara. Vale lembrar que as duas primeiras colocadas asseguram vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012.

Entenda o pentatlo:

As competidoras marcam pontos a cada prova. A atleta com o maior número de pontos depois das três primeiras disputas sai em primeiro lugar no evento combinado. As outras competidoras formam uma fila atrás da líder com um intervalo de 1s por cada diferença de quatro pontos. A primeira atleta a cruzar a linha de chegada ao final do evento combinado é a vencedora.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade