0
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Caio Souza é 4º no individual; fãs vaiam vitória dos EUA

Brasileiro é superado por rivais no fim e fica sem medalha. Torcida discorda de americano ter ficado à frente de colombiano no resultado

13 jul 2015
16h23
atualizado às 17h14
  • separator
  • 0
  • comentários

O ginasta brasileiro Caio Souza ficou em quarto lugar na final do individual geral da ginástica pelos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A prova reuniu os 24 melhores ginastas e o campeão é aquele que somar mais pontos pelos aparelhos de solo, cavalo sobre alças, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa.

Ginasta Caio Souza compete na final do individual geral
Ginasta Caio Souza compete na final do individual geral
Foto: Javier Etxezarreta / EFE

Caio Souza teve performances sólidas no início no solo e no cavalo sobre alças, chegando a liderar. Apesar da regularidade, o ginasta de 21 anos passou a ser superado por rivais nas provas seguintes - argolas, salto, e especialmente após barras paralelas e fixa. 

Na barra fixa, o brasileiro chegou empatado na terceira posição com o americano Donnell Whittenburg e com o colombiano Jossimar Calvo Moreno, campeão em Guadalajara, bem próximo. Em sua apresentação, Caio não foi perfeito e tirou 14,650 e viu o americano cair no meio da prova, mas Moreno em seguida tirou a possibilidade de medalha do brasileiro ao levar o bronze ao somar 15,750.

O ouro ficou com o também americano Samuel Mikulak e o cubano Manrique Larduet em segundo, mas a torcida canadense vaiou o resultado final ao entender que o caribenho teve uma performance superior, especialmente na barra fixa. 

Após o pódio, membros da comissão técnica de Larduet estavam visivelmente insatisfeitos com a decisão dos árbitros. Segundo Pedro Barrios, há uma predileção natural pelos americanos e que já estava reclamando desde o início sobre algumas questões técnicas. Outro membro disse que "vivia um momento extremo de alegria e tristeza" em razão da performance do ginasta e a frustração por ver o ouro escapar por tão pouco.

Por sua vez, Lucas Bitencourt começou bem no cavalo sobre alças, argolas e salto, mas cometeu erros nas barras paralelas e fixa, deixando a luta por uma medalha na competição. O atleta de 21 anos terminou na nona posição.

Nos próximos dias, Caio Souza ainda tem chances de brigar por medalhas nas provas de salto e barras paralelas. Por sua vez, Lucas Bitencourt tentará subir ao pódio no cavalo com alças. No Pan de Toronto, o Brasil já foi prata por equipes no masculino e bronze no feminino.

Confira os outros ginastas que disputarão finais nos próximos dias

Prova Ginasta
Solo Arthur Nory (nono)
Cavalo com alças 
 
Francisco Barreto (sexto)
Lucas Bittencourt (oitavo)
Argolas 
 
Arthur Zanetti (primeiro)
Salto 
 
Caio Souza (primeiro)
Arthur Nory (terceiro)
Barras paralelas 
 
Caio Souza (quarto)
Francisco Barreto (oitavo)
Barra fixa 
 
Arthur Nory (sexto)
Lucas Bittencourt (oitavo)

 

 

C. Castro alerta Ingrid sobre foto polêmica: "toma cuidado"
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade