0
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

É tetra! Brasileiro vira recordista com 4º ouro na patinação

Eduardo Palacio / Terra

Ao som de Beatles, Marcel Stürmer se torna primeiro atleta masculino do País a ser tetracampeão da mesma modalidade nos Jogos Pan-Americanos

12 jul 2015
22h00
atualizado em 13/7/2015 às 20h12
  • separator
  • 0
  • comentários

Marcel Stürmer escreveu de vez seu nome na história dos Jogos Pan-Americanos. Embalado por clássicos dos Beatles, o patinador brasileiro repetiu o show dado na apresentação curta do último sábado e garantiu com sobras sua quarta medalha dourada seguida na competição, um recorde para atletas do País. Neste domingo, no Exhibition Center, ele foi ovacionado pelas arquibancadas lotadas e sequer deu chances ao americano John Curchfield e ao colombiano Diego Duque, prata e bronze, respectivamente.

"Indescritível. Quando comecei na patinação com seis anos, no país do futebol, nunca imaginei que chegaria aqui, ganharia um ouro ou bateria um recorde pelo Brasil. É isso que vale hoje", disse com extrema felicidade após a conquista da medalha de ouro.

Marcel Stürmer levou o seu 4º ouro pan-americano neste domingo
Marcel Stürmer levou o seu 4º ouro pan-americano neste domingo
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Sobre qual seria sua música preferida dos Beatles, sua trilha sonora escolhida para a despedida, Stürmer não pestanejou. "Let it be. É deixar acontecer dentro da quadra. Tenho quatro minutos para mostrar o que fiz durante quatro anos, se não na vida inteira. Hoje era isso, minha vida. Vou ser eternamente o homem que primeiro ganhou quatro ouros na mesma modalidade pelo Brasil pela primeira vez", completou.

Com a conquista, Stürmer confirma sua aposentadoria de Jogos Pan-Americanos. Já sobre a carreira profissional, o brasileiro prefere pensar antes de tomar qualquer decisão. "É com certeza meu último Pan, muito em função do recorde, queria parar com ele. Estou extramamente feliz por isso. Ainda vou pensar sobre a carreira", finalizou. 

Marcel Stürmer faturou o tetracampeonato pan-americano em Toronto
Marcel Stürmer faturou o tetracampeonato pan-americano em Toronto
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Stürmer foi quase perfeito durante sua participação. Confiante, o gaúcho arrancou aplausos a cada giro realizado no tablado. No final, todos os torcedores fizeram questão de levantar para agradecer Marcel pela ótima performance realizada. Como recompensa, recebeu notas altíssimas, que o fizeram melhorar em relação à apresentação anterior. Se com 133,40 ele já havia sobrado, os 134,20 deste domingo, com peso de 75%, o fizeram disparar para ficar com a medalha dourada.

Os representantes da vela, Robert Scheidt e Ricardo Winick, o Bimba, também podem conseguir essa façanha neste Pan, mas entrarão na água apenas daqui a uma semana. Thiago Pereira, com 12 ouros, não entra nessa conta, já que o nadador não subiu ao lugar mais alto do pódio quatro vezes na mesma competição. No feminino, a carateca Lucélia Riberio já alcançou essa marca no último Pan-Americano, realizado em Guadalajara. Hoje, ela está em Toronto como uma das técnicas do Time Brasil.

A apresentação deste domingo, a mais longa (4min10s), representava 75% da nota final. Os outros 25% vieram das atuações mais curtas (2min15s) do último sábado, quando o brasileiro terminou também na primeira posição.

Confira a classificação final da patinação artística masculina:

1. Marcel Stürmer (BRA) - 536,00
2. John Burchfield (EUA) - 505,00
3. Diego Duque (COL) - 496,70
4. Anibal Frare (ARG) - 493,90
5. Victor Lopez (PAR) - 466,40
6. Luis Reyna (MEX) - 432,50
7. Anthony Payamps Gutierrez (DOM) - 381,90

Ranking Geral - País Ouro Prata Bronze TOTAL
Canadá 10 8 6 24
Estados Unidos 7 5 7 19
Colômbia 6 5 3 14
México 4 6 7 17
Brasil 4 4 5 13
Veja o quadro completo aqui
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade