PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Lin Gui cai para norte-americana na final, mas conquista prata inédita

25 jul 2015 - 20h20
(atualizado às 20h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A chinesa naturalizada brasileira Lin Gui já havia conseguido um feito histórico ao se classificar para a final individual do tênis de mesa feminino nos Jogos Pan-Americanos. A primeira mulher a representar as cores verde e amarela na decisão, no entanto, perdeu para a norte-americana Yue Wu por 4 sets a 3, na tarde deste domingo, e ficou com a medalha de prata. As parciais foram de 11/8, 11/8, 4/11, 8/11, 10/12, 11/9 e 11/7 para a estadunidense.

O segundo lugar inédito saiu com contornos dramáticos, em jogo que durou 1 hora e 1 minuto. A brasileira reagiu na partida após perder os dois primeiros sets por 11/8 para a adversária, foi implacável no terceiro e fez 11/4. Na sequência ainda virou a partida, impondo 11/8 e 12/10, mas viu a adversária reagir e, em duras disputas, vencer as últimas duas parciais para ficar com o ouro.

Lin Gui começou bem a competição, se classificando como líder do grupo C após vitórias sobre a argentina Camila Arguelles (por 4 a 1, única em que chegou a perder um set), a canadense Alicia Cote (4 a 0) e a peruana Angela Mori (4 a 0).

Nas oitavas de final, teve parada dura contra a norte-americana Jiaqi Zheng, mas triunfou por 4 a 2, mesmo placar pelo qual despachou Anqi Luo, do Canadá, nas quartas. O duelo da semifinal foi muito equilibrado, mas a brasileira conseguiu despachar Lily Zhang, também estadunidense, por 4 a 3.

O time feminino brasileiro, treinado pelo multicampeão Hugo Hoyama, ex-atleta que tem 15 medalhas pan-americanas na bagagem, já havia feito história em Toronto ao conquistar a prata na competição por equipes, torneio no qual o país havia obtido apenas dois bronzes até então.

Brasil também é bronze

Outra atleta brasileira a conseguir grande resultado na competição foi Caroline Kumahara, que faturou a medalha de bronze. Após se classificar como líder invicta do grupo E, ela despachou a colombiana Paula Medina nas oitavas de final e superou a canadense Mo Zhang nas quartas, mas caiu na semi justamente para a campeã Yue Wu e ficou com o terceiro patamar do pódio.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade