PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Pan-Americanos

Pedra no sapato! Duplas do Brasil perdem dos EUA e são prata

15 jul 2015 - 15h38
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de fazer história na última terça-feira, quando alcançaram pela primeira vez uma final do badminton nos Jogos Pan-Americanos para o Brasil, as duplas feminina e masculina acabaram sucumbindo diante dos americanos e terminaram com medalhas de prata em Toronto. Apesar do esforço, Daniel Paiola e Hugo Arthuso e as irmãs Luana e Lohaynny Vicente foram derrotas por 2 sets a 0 no complexo esportivo de Markham, no Canadá.

Conhecidas como “irmãs Williams”, em alusão as tenistas americanas Serena e Venus, elas ficarão marcadas positivamente pela primeira medalha de prata do Brasil na modalidade, já que sua decisão aconteceu antes da masculina. Antes, o País havia apenas conseguido duas medalhas de bronze. A primeira veio no Pan de 2007, no Rio de Janeiro, com Guilherme Prado. Já em Guadalajara, em 2011, Daniel Paiola, também no individual, terminou em terceiro lugar.

Com a medalha masculina, o Brasil triplica o número conquistado se comparado as duas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos. Além das duas pratas desta quarta-feira, Alex Yuwan Tjong e Lohaynny Vicente ficaram com o bronze nas duplas mistas, e ajudaram a cravar a melhor participação do País na história da competição que é disputada de quatro em quatro anos.

Daniel Paiola e Hugo Arthuso ficaram com a prata em Toronto
Daniel Paiola e Hugo Arthuso ficaram com a prata em Toronto
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Daniel Paiola/Hugo Arhuso x Phillip Chew/Sattawat Pongnairat

Assim como a decisão feminina, Daniel e Hugo deram trabalho aos americanos, que precisaram suar para vencer o primeiro set por 21 a 18. Na segunda parcial, apesar de uma diferença maior, a dupla brasileira mostrou muita qualidade na defesa e no ataque, errando apenas em alguns posicionamentos, o que foi decisivo para terminaram com a prata.

"Tudo que nós treinamos, nós fizemos dentro da quadra. Foi um superjogo, mas no final eles foram melhores do que nós. Não abaixamos a cabeça, lutamos até o final e fizemos história para nosso esporte. Queremos ver o crescimento do badminton e possui muito potencial no Brasil", disse Daniel. "Essa conquista não é só nossa. Só entramos na quadra. Ela é do Brasil inteiro. O País todo vai ganhar com essa medalha", completou Hugo. 

Daniel Paiola e Hugo Arthuso levaram a medalha de prata nas duplas
Daniel Paiola e Hugo Arthuso levaram a medalha de prata nas duplas
Foto: Eduardo Palacio / Terra
Daniel Paiola e Hugo Arthuso perderam para americanos na final
Daniel Paiola e Hugo Arthuso perderam para americanos na final
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Luana/Lohaynny Vicente x Eva Lee/Paula Lynn Obanana

A dupla brasileira não começou muito bem, cometendo dois erros seguidos. No entanto, Luana e Lohaynny não demoraram para entrar no jogo e tomarem a liderança no placar. O duelo seguiu equilibrado até o primeiro tempo técnico, quando as americanos lideravam por 11 a 10. Na sequência Lee e Obanana conseguiram abrir grande vantagem e fecharam o primeiro set por 21 a 14.

Irmãs Luana e Lohaynny Vicente foram derrotadas na final das duplas do badminton e levaram a medalha de prata no Pan
Irmãs Luana e Lohaynny Vicente foram derrotadas na final das duplas do badminton e levaram a medalha de prata no Pan
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Abaladas com a derrota na primeira parcial, as brasileiras entraram nitidamente nervosas no que acabou sendo o set final. Com erros que não estão acostumadas a cometer, chegaram no tempo técnico com a incrível desvantagem de 11 a 3. Até tentaram voltar para o jogo, mas a enorme difirença já havia contagiado o ambiente em quadra, resultando em uma goleada por 21 a 6.

A derrota não as anima para a disputa por uma vaga olímpica, já que apenas a categoria individual receberá convites da organização. A expectativa era que elas derrotam as americanas e encostassem no ranking mundial. Hoje, Luana e Lohaynny aparecem no 35º lugar, enquanto Lee e Obanana estão na 19ª posição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade