PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Pan-Americanos

Na raça! Yane Marques é ouro no pentatlo em fim emocionante

Ouro no Rio 2007 e bronze na Olimpíada de 2012, Yane Marques ganhou vantagem ao longo do dia, mas sofreu em reta final para levar ouro

18 jul 2015 - 20h25
(atualizado às 21h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Yane Marques foi arrasadora neste sábado, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. A brasileira, que já havia sido medalha de ouro no Pan de 2007, dominou os eventos disputados no Canadá e levou o bicampeonato do pentatlo moderno - ainda foi medalha de prata em Guadalajara 2011. No total, a atleta brasileira somou 1348 pontos e ficou à frente da mexicana Tamara Vega, com 1347 pontos, ganhadora da prata, mas a modalidade só foi decidida em um fim emocionante. 

Medalhista de bronze na Olimpíada de Londres em 2012, Yane justificou o favoritismo em Toronto. Logo na primeira prova, de esgrima, ficou em primeiro lugar com 18 vitórias e apenas três derrotas, somando 277 pontos. Na sequência, ainda foi a primeira colocada com sobras na natação, com o tempo de 2min12s18 nos 200 m livre - mais 304 pontos nesta prova.

A brasileira seguiu em grande forma e conquistou a rodada bônus da esgrima, com 279 pontos, e partiu para o hipismo e prova de tiros com boa vantagem. Com os cavalos, contudo, não foi tão bem: terminou apenas na décima colocação, com 286 pontos, e viu as rivais encostarem.

Ao fim, no combinado de tiro e corrida, Yane largou com 36s de vantagens que foram decisivos para o resultado final. A brasileira se complicou na etapa e viu a mexicana quase ultrapassá-la na reta final - foi campeã com 1 segundo de vantagem para a mexicana Tamara Vega. Compatriota de Vega, Mayan Oliver ficou com o bronze, com 1407 pontos. 

Yane Marques foi medalha de ouro no pentatlo moderno do Pan 2015 em fim emocionante
Yane Marques foi medalha de ouro no pentatlo moderno do Pan 2015 em fim emocionante
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Yane Marques vinha de uma temporada irregular: começou o ano com participações não muito expressivas em diversos campeonatos, mas há poucas semanas se recuperou com o bronze no Mundial do Pentatlo Moderno disputado na Alemanha, garantindo vaga na Olimpíada de 2016. 

Na prova do Pan 2015, a medalhista superou adversárias que deram trabalho em 2011: a então medalhista de ouro Margaux Isaksen, dos Estados Unidos, e a terceira colocada há quatro anos Tamara Vega, do México, estiveram presentes em Toronto.

Repórteres de topless "batem cartão" em frente à Vila do Pan:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade