PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Vôlei: Cuba supera "Brasil B" em jogo eletrizante em Toronto

Sem Bernardinho e astros, Brasil é superado pelos cubanos por 3 sets a 2

19 jul 2015 - 17h08
(atualizado às 21h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Brasil tenta parar o ataque cubano
Brasil tenta parar o ataque cubano
Foto: William Lucas / Inovafoto/CBV

Com uma equipe repleta de jogadores jovens e na primeira competição internacional, a Seleção Brasileira perdeu o primeiro jogo pelo Grupo A do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Neste domingo, a equipe comandada por Mauricio Paes não resistiu e foi batida por 3 sets a 2 para Cuba, com parciais de 25/20, 18/25, 25/23 e 22/25 e 15/11, em partida realizada no Exhibition Center.

Para a competição em Toronto, o técnico Bernardinho decidiu enviar um time reserva para se concentrar na Liga Mundial. Porém, o Brasil acabou eliminado de forma surpreendente antes da semifinal, para frustração da torcida que comprou os ingressos para acompanhar as partidas decisivas no Maracanãzinho. Por sua vez, Cuba, do técnico Rodolfo Sanchez, levou  os principais jogadores para a competição.

No primeiro set, os cubanos dominaram desde o início e apostaram nos erros de recepção, aliados a um bloqueio eficiente, para vencerem com facilidade. No segundo, os brasileiros reagiram, pois conseguiram forçar o saque e provocar erros na recepção cubana. Além disso, os contra-ataques brasileiros foram muito eficientes.

Brasileiros comemoram ponto em duelo contra Cuba
Brasileiros comemoram ponto em duelo contra Cuba
Foto: William Lucas / Inovafoto/CBV

Sem conquistar o ouro no vôlei masculino desde Winnipeg 1999, os cubanos abriram vantagem no início do terceiro set. Comandados pelo levantador Murilo, o Brasil reagiu e conseguiu empatar no terço final, porém, em um bloqueio do camisa 16 Luis Sosa, a Seleção perdeu a parcial por 25/23 e também a cabeça.

No quarto set, fragilizado com a derrota no anterior, o Brasil permitiu que os cubanos abrissem mais de seis pontos logo no início e parecia que o jogo estava decidido, mas o treinador brasileiro decidiu trocar o levantador Murilo por Thiago Veloso. E a troca funcionou, pois os brasileiros reagiram e começaram a parar os caribenhos no bloqueio, virando a partida para levar o jogo ao tie-break.

No decisivo set, os cubanos e os brasileiros ficaram equilibrados no placar. A partir do décimo ponto, a experiência dos caribenhos funcionou mais, abrindo vantagem com defesas e bloqueiros para fechar a partida em 3 sets a 2. O maior pontuador do jogo foi o cubano Javier Jimenez, com 26 acertos, e entre os brasileiros foi o gigante Renan, de 2,17 m, com 18.

Oposto Renan Buiatti tenta pontuar diante dos cubanos
Oposto Renan Buiatti tenta pontuar diante dos cubanos
Foto: William Lucas / Inovafoto/CBV

Os brasileiros têm outro clássico, na terça, para fechar a participação na primeira fase. Encaram os argentinos às 14h30 (de Brasília).

Mr. Pan! Thiago Pereira supera marca de ginasta cubano:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade