PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Presidente do IPC vê brasileiro candidato a estrela e elogia Rio

27 ago 2012 - 07h32
(atualizado em 28/8/2012 às 17h19)
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, sorriu quando ouviu da reportagem do Terra a pergunta: quem será a grande estrela dos Jogos de Londres 2012? Sem abandonar a postura neutra, condizente com o cargo que ocupa, o dirigente exaltou o alto nível de competitividade, incluindo o brasileiro Daniel Dias, da natação, como potencial superestrela da competição, que começa na quarta-feira.

"Eu não sei por que essa será a grande surpresa. Tivemos Usain Bolt como estrela da Olimpíada, e isso é o que me empolga ainda mais: não posso responder a essa pergunta antes dos Jogos começarem", disse o dirigente neste domingo, em entrevista concedida no Main Press Centre do Parque Olímpico de Londres. Para a imprensa brasileira, tratou de citar um dos mais destacados atletas, grande esperança de medalha.

"Eu acho que vocês têm candidatos nos nadadores brasileiros: tem o Daniel Dias e um ou dois outros", disse Craven. Dono de nove medalhas paralímpicas - quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze - conquistadas em Pequim 2008, Daniel será o porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura, na quarta-feira. Ele teve má formação dos membros superiores e da perna direita.

"É esperar para ver. Teremos estrelas dos 20 esportes, estrelas em cada um deles. Talvez algumas superestrelas, mas isso é a mídia que vai fazer", complementou Philip Craven, que manteve a postura ao comentar a interação entre o Comitê Organizador londrino e o dos Jogos do Rio 2016. Entre muitos elogios, exaltou o fato de a cidade brasileira apresentar a Paralimpíada em condições de igualdade.

"Eu estava no Rio em novembro último quando tivemos o sucesso estrondoso do lançamento da marca para os Jogos de 2016", relembrou o presidente do IPC, que usou mind blowing, algo como "espetacular", para definir o conceito, também chamado de "lindo". "Foi uma relação muito boa de trabalho entre o IPC e seus diferentes departamentos e o Comitê Organizador", elogiou.

"Algo que realmente me deixou feliz quando o Rio apresentou slides sobre as arenas. Você tinha os esportes olímpicos que seriam disputados em determinada arena listados na esquerda da foto e os esportes paralímpicos à direita. Então foi dado - igual em Londres - espaço igual. Isso é algo que eu gosto", complementou Craven, atento a pequenos detalhes como esse, mas incapaz de escolher um candidato a grande estrela da Paralimpíada.

Para Craven, nadador Daniel Dias será um dos astros da Paralimpíada de 2012
Para Craven, nadador Daniel Dias será um dos astros da Paralimpíada de 2012
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade